30/10/2023 16:14 | Segurança

Ronda no Bairro inicia patrulhamento com horário estendido nas áreas do Centro e Orla

Além da guarnição operacional, equipe social também vai atuar até a meia noite


Equipes social e operacional dp Ronda no Bairro na Orla

Victor Lopes / Ascom Ronda no Bairro


Luciano Milano / Ascom Ronda

A partir desta terça-feira (31), o trabalho de patrulhamento operacional do Ronda no Bairro vai ter horário estendido em mais duas horas no Centro e Orla com uma guarnição específica. A jornada começa normalmente às 14h30, no segundo turno, como as demais patrulhas dos outros territórios, mas com encerramento à meia noite. Já a Equipe de Articulação e Mobilização Social passa a contar com uma guarnição iniciando os trabalhos às 17h e encerrando também à zero hora.


Atualmente, as equipes do segundo turno atuam até as 22h, quando retornam à base e encerram as atividades. “A guarnição noturna tem foco na Orla e Centro, porque detectamos uma maior demanda de casos. São pessoas em situação de rua e, portanto, em vulnerabilidade social. Iremos atuar juntamente com o operacional para o apoio e segurança a nossos profissionais”, explicou a chefe da Equipe Social, Vanessa Castro.


“Com o horário estendido, garantimos mais segurança de proximidade e mais prevenção à violência não só aos turistas, mas à população de Maceió em um período maior de tempo”, afirmou o superintendente do Ronda, Cel Cícero Silva.


Segundo o secretário interino de Prevenção à Violência, André Moita, os ajustes são necessários e serão adotados, sempre que houver necessidade. “É o caso de agora, com a cidade repleta de turistas, precisamos garantir mais sensação de segurança não só a quem nos visita como também aos maceioenses, além do nosso horário habitual de atuação das guarnições do Ronda no Bairro”, afirmou.