JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 987

Quarta, 27 Julho 2016 18:51

procedimento digital

PGE.NET deve agilizar milhares de processos que tramitam na Procuradoria

Procuradores passam por capacitação para utilização do novo sistema de trabalho que facilita o acompanhamento de milhares de processos que tramitam na PGE

A partir da total implantação do PGE.Net, a distribuição e o gerenciamento dos processos será totalmente realizada em meio eletrônico A partir da total implantação do PGE.Net, a distribuição e o gerenciamento dos processos será totalmente realizada em meio eletrônico Fotos: Neno Canuto
Texto de Alexandre Lino

A Procuradoria-Geral do Estado deu início aos trabalhos de capacitação para a efetiva implantação do PGE.Net aos procuradores e servidores que atuam na Procuradoria Judicial e na Procuradoria da Fazenda Pública. Este será o novo sistema de trabalho para o acompanhamento dos milhares de processos que tramitam na PGE todos os meses.

O programa foi desenvolvido pela empresa Softplan e será implantado até o início de agosto. Entre outros avanços, está a criação da Central de Cadastro e Distribuição de Processos, que consolidará a presença do processo eletrônico e praticamente encerrará a tramitação de processos judiciais em papel.

Segundo o procurador Luís Vale, coordenador do Centro de Estudos e do Grupo Gestor do PGE.Net, o sistema trata-se de uma ferramenta completa de trabalho, que permite a elaboração de peças com acesso em tempo real à movimentação dos processos no sistema do Tribunal de Justiça. “Com essa integração será possível pelo PGE.Net receber intimações e citações por meio eletrônico”, analisou o procurador.

Vale explicou que neste momento está finalizando a implantação do módulo judicial e somente em um futuro próximo se dará o processo de implantação do módulo administrativo.

Já o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, enfatizou que a meta da capacitação é instrumentalizar aos procuradores o conhecimento técnico necessário para que esses possam executar atividades por meio do novo sistema de gestão. Segundo ele, para alcançar esse objetivo se faz indispensável o treinamento a fim de compreender as tendências e os desafios que um programa de software exigem na criação de uma nova metodologia de trabalho.

O PGE.Net é uma realidade, que faz com que a Procuradoria esteja preparada para chegada do novo, reduzindo custos e garantindo ainda mais celeridade na prestação de nossas atividades”, acrescentou Malaquias.

SEM PAPEL

A partir da total implantação do PGE.Net, a distribuição e o gerenciamento dos processos será totalmente realizada em meio eletrônico, com plena gestão dos prazos por meio de agenda integrada no sistema e com total eliminação do papel.