Sexta, 10 Junho 2016 12:49
arte popular

Trinta e quatro mestres da cultura popular se inscrevem para Patrimônio Vivo de Alagoas

Relação dos candidatos foi divulgada nesta sexta (10), no Diário Oficial do Estado

Dona Irinéia, é mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas com reconhecimento oficial, assim como outros artistas das mais variadas tradições culturais Dona Irinéia, é mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas com reconhecimento oficial, assim como outros artistas das mais variadas tradições culturais André Palmeira
Texto de Daniel Borges

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, a portaria nº 60/2016, a relação dos candidatos inscritos no processo seletivo de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas (RPV/AL).

Ao todo, trinta e quatro mestres participam do Edital, que busca preencher uma vaga destinada a um representante da cultura popular do Estado. A diversidade de inscritos impressiona, são mestres de Pastoril, Baiana, Guerreiro, Reisado, Coco de Roda, Cordelista, Violeiro/Repentista, Percussionista, Sanfoneiro e Artesãos.

O Livro de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas reconhece como Patrimônio Vivo do Estado mestre ou mestra que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas.

São considerados aptos a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiros residentes em Alagoas há 20 anos e que tenham participação comprovada em atividades culturais no mesmo período. Uma comissão especial, composta por cinco representantes de entidades relacionadas à Cultura, vai analisar e avaliar os candidatos.

Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas

O Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas é um reconhecimento oficial de mestres e mestras das mais variadas tradições culturais - danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras - que dedicaram a vida a resguardar o que Alagoas possui de mais valioso, a identidade cultural do estado. A lista completa com os inscritos está disponível no link http://bit.ly/1OgotO3