Quinta, 17 Junho 2021 14:34

AMPLIAÇÃO

Com investimentos de R$ 35 milhões, unidade vai inicialmente reforçar rede pública nos casos de Covid-19 ao oferecer 10 leitos de UTI e 50 leitos clínicos

Governo de Alagoas entrega Hospital Regional do Alto Sertão nesta segunda-feira (21) Thiago Duarte
Texto de João Victor Barroso

O Programa de Regionalização da Saúde promovido pelo Governo do Estado avança em mais uma importante etapa na estruturação da rede pública com a inauguração Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, que acontece nesta segunda-feira (21), às 10h. O governandor Renan Filho e o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, entregam a unidade com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo de Alagoas.

A unidade vai abrir com um total de 60 leitos para atender somente pacientes que precisam de tratamento para a Covid-19, sendo 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 50 Clínicos.

Assegurar atendimento de saúde de qualidade para mais perto da população tem sido um dos propósitos do Governo de Alagoas. “Enquanto o Brasil construiu hospitais de campanha nessa pandemia, aqui, nós construímos hospitais de verdade, que vão ficar para beneficiar o povo depois da pandemia, que vão gerar empregos – agora, quase 500 empregos e, quando o hospital estiver totalmente em funcionamento, cerca de 800 empregos”, comentou o governador Renan Filho, ao anunciar, no início da última semana, a inauguração da unidade.

Desde a autorização para início das obras, em 3 de julho de 2018, foram investidos R$ 35 milhões na construção do centro hospitalar, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) e também do Tesouro Estadual.

HRAS Thiago Duarte 2

Ao fim da pandemia, quando estiver com todos os serviços liberados, o Hospital Regional do Alto Sertão será porta aberta e terá 153 leitos para receber os 160.254 alagoanos que residem em Delmiro Gouveia e em mais seis municípios vizinhos da região: Piranhas, Inhapi, Água Branca, Olho d’Água do Casado, Mata Grande e Pariconha. Os sertanejos terão à disposição serviços de ortopedia, nefrologia, cardiologia, urologia, cirurgia geral e obstetrícia, além de exames por imagem, com uma estimativa de que sejam realizados, mensalmente, sete mil exames de diagnóstico complementar. Para isso, serão disponibilizados exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e raios-x.

Regionalização – O Programa de Regionalização da Saúde teve início no Litoral Norte, com a inauguração do Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo. Posteriormente, foi a vez da Zona da Mata, com a abertura do Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares. E agora, a terceira unidade entrará em funcionamento com o Hospital Regional do Alto Sertão.

Fluxo de pacientes com Covid – Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com Covid-19 serão transferidos exclusivamente de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou de Unidades Básica de Saúde (UBS), por meio de encaminhamento realizado pela Central de Regulação de Leitos de Alagoas.