Sexta, 15 Janeiro 2016 14:03

Emater discute viabilidade de serviços de assistência técnica e extensão rural

Uma próxima reunião já está agendada com os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Água Branca ficou marcada para quarta-feira, 20 de janeiro, onde serão alinhados e definidos os principais pontos de trabalho. Uma próxima reunião já está agendada com os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Água Branca ficou marcada para quarta-feira, 20 de janeiro, onde serão alinhados e definidos os principais pontos de trabalho. Foto: Vinícius Rocha

Em reunião realizada nesta quinta-feira (14), o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Carlos Dias, discutiu com a prefeita do município de Água Branca, Albani Sandes, proposta de convênio entre o Instituto e a Prefeitura para a realização de serviços de assistência técnica e extensão rural no município.

De acordo com Carlos Dias, a proposta foi discutida com outros gestores municipais e parte de um modelo de parceria entre Estado e prefeituras que já deu certo outras em regiões do Brasil.

“Nós já estamos discutindo essa questão com vários prefeitos e estamos tendo respostas positivas. O objetivo do convênio é ampliar o serviço de assistência técnica no Estado, através da contratação de um ou mais técnicos pela prefeitura e, em contrapartida, esse profissional recebe uma estrutura de trabalho e realiza ações desenvolvidas num plano de trabalho elaborado formado pelas necessidades dos municípios e demandas ofertadas pela Emater”, explica o diretor-presidente Carlos Dias.

Para a prefeita Albani Sandes, a expectativa é que o convênio promova melhorias na qualidade de vida do pequeno agricultor local. “Os benefícios são enormes e traz ainda a possibilidade de melhorias socioeconômicas para o município como um todo. Essa é nossa esperança. Agradecemos ao governador Renan Filho pelo excelente governo e por proporcionar através do presidente da Emater, Carlos Dias, momentos como esse que nos permite enxergar um melhor horizonte no futuro”, afirmou a Abani Sandes.

Ainda segundo ela, Água Branca precisa de assistência técnica e extensão rural como um todo, mas como o Canal do Sertão corta o município, o trabalho nas margens do Canal com questões como irrigação, por exemplo, pode ser realizado a princípio.

Realizada na sede da Emater-AL, em Maceió,  a reunião contou com a presença do deputado federal, Paulo Fernando do Santos, o Paulão que destacou a importância da atuação da Emater no Estado para a agricultura familiar.

“Havia uma lacuna infelizmente deixada por governos anteriores, nesse órgão tão fundamental, pois aqui que se tinha a experiência, o know-how das questões do campo, então estava devendo essa visita ao Carlos. Tive ainda a oportunidade de trazer junto com a prefeita Albani, a discussão sobre como a gente pode estabelecer ações e convênios para suprir essas lacunas da agricultura familiar, em especial no município de Água Branca”, afirmou o parlamentar.

Texto e foto: Vinícius Rocha