Quarta, 05 Fevereiro 2020 10:47
Denúncia virtual

IMA Denuncie: app incentiva população a denunciar crimes ambientais

Por meio da colaboração da população, aplicativo alimenta banco de dados com atualização constante

Usuário pode informar anonimamente ocorrências em todas as regiões do estado Usuário pode informar anonimamente ocorrências em todas as regiões do estado Reprodução
Texto de Janderson Oliveira

Todo cidadão tem responsabilidade social com o meio ambiente. A partir deste entendimento, o Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) reconhece em cada alagoano um colaborador das ações do órgão. O aplicativo IMA Denuncie é uma das ferramentas utilizadas e atualmente recebe uma média de 100 denúncias por mês.

Lançado para smartphones em 2015, o aplicativo se destaca como um dos serviços online que valoriza a participação da população. Através do IMA Denuncie, o usuário pode informar anonimamente ocorrências em todas as regiões do estado, da Zona da Mata ao Sertão.

Para denunciar alguma infração por meio do aplicativo é preciso, apenas, informar o endereço, ponto de referência, descrição e classificação da ocorrência. São aceitas denúncias de poluição ou degradação ambiental e de infração contra a flora ou fauna. O caso é analisado pelo IMA e encaminhado aos fiscais do órgão ou à prefeitura competente.

O aplicativo forma uma rede de colaboração com a participação da população e alimenta um banco de dados, constantemente atualizado. A partir desse volume de informações, o IMA pode desempenhar um monitoramento mais eficiente em todo o território alagoano.

O IMA também aceita denúncia via WhatsApp (82) 98833-9397 ou Canal Verde 0800 082 1523. Para fazer o download gratuito do aplicativo IMA Denuncie, acesse o site: http://ima.al.gov.br/appdenuncia/. Também é possível buscar nas lojas Play Store e App Store, conforme os sistemas Android e iOS.