Terça, 29 Outubro 2019 11:41
CASE DE SUCESSO

Ronda no Bairro chega ao universo acadêmico como exemplo de sucesso em comunicação

Assessoria de comunicação do programa serviu como objeto de estudo em artigo de conclusão de pós-graduação, apresentado no Cesmac, pela jornalista Renata Bertolino

Texto de Alexandre Barbosa

Mais de 10.500 matérias veiculadas. Este foi o saldo obtido pela assessoria de comunicação do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, durante o primeiro ano de trabalho. A façanha, aliada ao fato de que a esmagadora maioria deste montante refere-se a conteúdo positivo sobre o assessorado, chamou a atenção da jornalista e superintendente de Comunicação da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Renata Bertolino, que, no sábado (26), apresentou o seu trabalho de conclusão da pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Marketing, no Centro Universitário Cesmac, e utilizou o órgão como exemplo de “case de sucesso”.

Segundo Renata, seu artigo intitulado “Jornalismo de marca como ferramenta estratégica para assessoria de comunicação pública: a atuação da Secretaria de Comunicação do Governo Renan Filho”, tem como objetivo analisar os resultados obtidos “a partir de uma diretriz de atuação repassada aos órgãos ligados ao Governo do Estado pela Secretaria de Comunicação, na qual se preza pela transparência do fazer jornalístico na divulgação das ações realizadas”.

: Assessoria de Comunicação do Ronda no Bairro é destaque em trabalho de conclusão de curso de pós-graduação (Ascom Ronda no Bairro)

A escolha do Ronda no Bairro, de acordo com ela, se deu após observar que “apesar de ser um programa muito recente, o Ronda no Bairro traduz uma filosofia de gestão de governo baseada na transparência, na ética e, em especial, na proximidade”. “E todos esses conceitos foram repassados à população através do conteúdo jornalístico produzido pela assessoria de comunicação. Hoje, a comunidade entende o que é o Ronda, ao que ele se propõe, e, o que é o melhor de tudo: acredita no que o Ronda faz. Isso é jornalismo de marca”, acrescentou.

Para a coordenadora da equipe de Comunicação do Programa Ronda no Bairro, Ana Daniella Leite, a escolha do setor como objeto de estudo “mostra que estamos no caminho certo”. “Nunca foi fácil e nem será. Tudo isso é fruto de muito trabalho, muita entrega, mas seguimos firmes e levando sempre o melhor para a população, divulgando as ações realizadas pelo programa em todas as suas esferas”, afirmou.

Ana Daniella lembra que, desde o fechamento dos números de 2018, muita coisa já avançou: “nossos números continuam crescendo e hoje temos uma participação bastante atuante também nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde já dialogamos com um público de mais de 4.200 seguidores. São números expressivos e que têm sido conquistados à base de muito estudo e dedicação”.