Sexta, 12 Julho 2019 17:47
no primeiro semestre

Instituto de Criminalística de Alagoas aumenta em 69% a emissão de laudos de balística

Trabalho contribuiu para dar celeridade a inquéritos policiais e demandas judiciais

Peritos realizaram mutirão para acelerar confecção de laudos Peritos realizaram mutirão para acelerar confecção de laudos Fotos: Perícia Oficial
Texto de Vanessa Siqueira

O Instituto de Criminalística de Alagoas registrou um considerável aumento na entrega de laudos de balística nos primeiros seis meses de 2019. Com isso, a equipe de peritos do IC diminuiu o tempo de resposta a para as solicitações dessa área contribuindo para a composição de inquéritos policiais e processos judiciais.

De acordo com levantamento do IC, de janeiro a junho deste ano os peritos realizaram 1.538 laudos balísticos, já no mesmo período do ano passado foram feitos 910, o que demonstra um aumento de 69%.

Peritos do Instituto de Criminalística de Alagoas (Foto: Perícia Oficial)

O período também registrou elevação de 20% nos números de exames de crimes contra a pessoa, de trânsito, contra o patrimônio, crimes de informática, documentoscopia, balística, genética, biologia, química e adulteração veicular em comparação ao primeiro semestre de 2018. Este ano, o Instituto de Criminalística realizou 3.902 perícias e no ano anterior foram feitas 3.262.

Segundo Wellington Melo, Chefe Especial do Instituto de Criminalística, além da produção normal dos setores, de janeiro a junho deste ano foram realizados mutirões de balística para acelerar a confecção de laudos utilizados como provas periciais em investigações criminais.

Peritos do Instituto de Criminalística de Alagoas (Foto: Perícia Oficial)

Nestes mutirões, os peritos se debruçavam sobre os materiais a serem analisados para que posteriormente fosse possível confeccionar o laudo pericial.

Melo também destaca a participação de equipes periciais em operações, relacionadas a crimes contra a criança, sonegação fiscal e de adulteração veicular, além do funcionamento de outros setores, que serão fundamentais para o avanço do trabalho dos peritos em Alagoas.

Peritos do Instituto de Criminalística de Alagoas (Foto: Perícia Oficial)

“São números extremamente positivos, que apontam para uma diminuição do tempo de resposta. Também há pontos que se destacaram neste período, como a participação em operações, a implantação do banco de dados de DNA no estado de Alagoas, a implantação do setor de Toxicologia Forense, além da integração com outras forças de segurança pública e com instituições periciais de outros estados. São ações que fortalecem a atuação desses profissionais”, completou.