Segunda, 10 Junho 2019 13:25
PROXIMIDADE

Ronda no Bairro Cultural antecipa festa de São João no bairro do Jacintinho

O evento marcou a estreia da Banda do Ronda no Bairro que animou a noite com muito forró

Ronda no Bairro movimenta o Jacintinho com muita diversão e cultura Ronda no Bairro movimenta o Jacintinho com muita diversão e cultura Foto: Ascom Ronda no Bairro
Texto de Everton Dimoni e Alexandre Barbosa

O projeto Ronda no Bairro Cultural antecipou o clima de São João no Jacintinho com apresentações do Coco de Roda Xique-Xique e da estreante Banda do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, reunindo uma centena de pessoas na Praça do Mirante, na tarde e noite de sexta-feira (7). O evento, organizado pela equipe de Articulação e Mobilização Social do programa, tem como objetivo valorizar os espaços de convivência mútua com atrações de qualidade, prestigiando a cultura de Alagoas e promovendo a integração social das populações locais.

John Kennedy, de 45 anos, foi um dos moradores que compareceram à festa. Acompanhado da irmã Rosimeire Brito, de 53 anos, e do filho Luis Felipe, de 1 ano e 3 meses, ele aproveitou as atrações até o final. “É muito gratificante poder participar de eventos como esse aqui no bairro onde moro há quase 20 anos. Isso tudo é um acontecimento muito importante pra nós, que não tínhamos acesso a esse tipo de atração e, mesmo morando aqui perto, sequer tínhamos coragem de caminhar aqui na praça. Graças a Deus, com o Ronda no Bairro, isso mudou”, afirmou.

Ronda no Bairro movimenta o Jacintinho com muita diversão e cultura (Foto: Ronda no Bairro)

“O governo está de parabéns, de verdade, porque nós precisávamos de tudo isso que é feito pelo Ronda no Bairro, da segurança a essas ações. Com o Ronda a gente se sente visto também, sabe?”, emendou Rosimeire, contando ainda que o sobrinho estava ansioso pela festa desde que viu, pela manhã, a equipe de músicos tocando durante uma entrevista no local. “Superou todas as nossas expectativas”.

O evento desta sexta-feira marcou a estreia da Banda do Ronda no Bairro, formada por agentes que atuam no programa, incluindo o subcomandante, capitão PM Jasiel Andrade, e alguns músicos colaboradores. Na apresentação, os músicos apresentaram grandes clássicos do forró, além de músicas de outros ritmos que foram do romântico ao dançante, buscando atrair a todos os públicos.

Abrindo a programação, os presentes puderam conferir uma apresentação do Coco de Roda Xique-Xique, formado por moradores do bairro e referência em todo o Estado. Durante sua fala, o líder do grupo, Nilton Rodrigues, aproveitou para também estender os agradecimentos pelo espaço e pelo trabalho desenvolvido pelo programa. “O Jacintinho é outro depois da chegada do Ronda no Bairro”, garantiu.

NOVOS HORIZONTES

A proposta da Banda do Ronda no Bairro, no entanto, não pretende parar onde está. Segundo o capitão PM Andrade, a ideia será ampliada para um curso gratuito de música destinado especialmente às crianças carentes.

“Estamos com o projeto de iniciar aulas de música totalmente gratuitas em alguns colégios situados nos territórios atendidos pelo Ronda no Bairro. O objetivo é unir o útil ao agradável, aproveitando contrafluxo do horário de estudo dessas crianças, ocupando o tempo que seria ocioso com uma atividade construtiva. Com o desenvolvimento deste trabalho, pretendemos ainda formar bandas e miniorquestras dentro das escolas para que estes alunos venham a se tornar grandes músicos no futuro”, adiantou.

O projeto Ronda no Bairro Cultural faz parte das ações de articulação e mobilização social do programa e geralmente acontece duas vezes por mês, sempre em um local diferente dentro dos seus territórios de atuação. Além do Cultural, o programa do Governo de Alagoas também desenvolve o projeto Ronda no Bairro Presente, que leva ações de cidadania e saúde conforme as necessidades de cada comunidade.