Terça, 02 Abril 2019 15:56
Bolsa atleta

Alagoanos conquistam medalhas em competições nacionais em diversas modalidades

Atletas conquistaram nove medalhas durante o final de semana

Delegação da Federação Alagoana de Judô (Faju) conquistou 31 medalhas no Brasileiro Regional, em João Pessoa na Paraíba Delegação da Federação Alagoana de Judô (Faju) conquistou 31 medalhas no Brasileiro Regional, em João Pessoa na Paraíba Foto: Arquivo pessoal
Texto de Paulo Chancey Junior

Integrantes do programa do Governo de Alagoas, por da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Bolsa Atleta Alagoas, conquistaram nove medalhas no final de semana de competições. Em casa os atletas fizeram bonito. Durante a Copa Maceió de Karatê Interestilos, dois caratecas do programa garantiram seis medalhas.

Carlos Daniel levou três ouros, nas categorias Kata (luta imaginária) e kumitê (combate) além de vencer também por equipes. Cristiano dos Santos também garantiu três medalhas, uma prata no Kata e outra no comitê, além de uma medalha de ouro por equipes.

“A gente vem treinando bastante, o Alagoano foi uma boa competição e preparatório para o Brasileiro em Anápolis em Goiás. O apoio do Governo e da Secretaria através do Bolsa Atleta tem sido muito importante para ajudar nos gastos que a gente tem no dia a dia”, afirmou Daniel.

Fora de Alagoas foram mais três medalhas conquistadas. Duas dela no judô. A delegação da Federação Alagoana de Judô (Faju) conquistou 31 medalhas no Brasileiro Regional, em João Pessoa na Paraíba, duas com a judoca Hemily Lopes, de Satuba e integrante do Bolsa Atleta Alagoas. Na sua categoria, Sub-18, ela conquistou a medalha de prata e na categoria de cima, Sub-21, garantiu a medalha de bronze.

A última medalha do final de semana veio com a atleta do basquete, Lívia Cantoário, que conquistou o título no Circuito Nordeste 3x3 de Basquete, na categoria Sub-15. Ainda durante o final de semana, mesmo sem medalha o enxadrista Alessandro Barros, de Arapiraca, obteve uma posição de destaque no Aberto do Brasil, em João Pessoa na Paraíba. A competição reuniu 148 jogadores de 17 Estados, além de um atleta dos Estados Unidos e outro de Portugal e o alagoano concluiu a competição na 6ª colocação no geral.

Secretário executivo do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert destacou o desempenho dos atletas. “É fundamental que os atletas de rendimento tenham foco nos seus treinos e competições. Muitas vezes a falta de recursos tira esse foco e o Bolsa Atleta Alagoas ajuda justamente nesse sentido, de garantir o básico para esses desportistas”, afirmou.

BOLSA ATLETA ALAGOAS

O programa Bolsa Atleta Alagoas é um incentivo financeiro do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), aos atletas alagoanos que são escolhidos por meio de edital, de acordo com indicação das suas respectivas entidades e pontuação em seus respectivos rankings.

Foram escolhidos 20 atletas, oito de modalidades coletivas, oito de modalidades individuais, quatro de modalidades paralímpicas e recebem um salário mínimo (R$ 998,00) durante 12 meses.