Segunda, 25 Fevereiro 2019 18:47
PREVENÇÃO AGROPECUÁRIA

Ação educativa da Adeal orienta crianças da Zona Rural de Viçosa sobre cuidados com as plantas

Foram ministradas palestras sobre Raiva dos Herbívoros e Sigatoka Negra na bananeira

Profissionais da Adeal apresentaram de forma simplificada temas de prevenção para crianças na Zona Rural de Viçosa Profissionais da Adeal apresentaram de forma simplificada temas de prevenção para crianças na Zona Rural de Viçosa Foto: Ascom Adeal
Texto de Paula Nunes

Para informar e estimular a mudança de hábitos nas comunidades e entidades representativas de produtores rurais, por meio do desenvolvimento de campanhas e projetos educativos, profissionais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), realizaram, nesta segunda-feira (25), uma atividade educativa escolar para crianças no povoado Dourada, localizado na Zona Rural de Viçosa, interior alagoano.

A ação foi realizada com alunos do terceiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilon Gato. Na oportunidade, foram apresentadas palestras com os temas: Raiva dos Herbívoros e Sigatoka Negra na bananeira, ministrados, respectivamente, pelo chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Viçosa e médico veterinário da Adeal, Adalto Morais, e Fátima Figueirêdo, responsável pela educação sanitária do órgão.

A atividade escolar educativa, conforme explicou Fátima, foi direcionada de forma mais simplificada, devido à faixa etária do público, que é influenciador dos pais. “Escolhemos os temas para ajudar o público rural a identificar os problemas. Estamos fazendo o trabalho de prevenção, educando através do desenvolvimento de campanhas e projetos educativos, o que contribui para uma atividade agropecuária”, explicou.

O presidente da Adeal, Carlos Mendonça Neto, garantiu que este é um trabalho de grande relevância para a prevenção. Educar as crianças, para que, transmitam aos seus pais e o produtor rural consiga identificar o problema. “A Adeal trabalha lado a lado do produtor, o que é primordial para termos uma defesa agropecuária forte”, disse.