Terça, 19 Abril 2016 14:57
Tecnologia presente

Equipamentos de biometria facial nas escolas é assunto do Revista Arapiraca

Sobre o assunto, ítalo Bianch conversa com a secretária de Educação de Arapiraca, Maria Gorete nesta quarta-feira (20)

Texto de Iranei Barreto

O Revista Arapiraca desta quarta-feira (20) vai falar sobre tecnologia nas escolas com a secretária de Educação de Arapiraca, Maria Gorete. É que para garantir o controle da frequência em sala de aula, as unidades de ensino da rede municipal vão receber equipamentos de biometria facial. O programa vai ao ar às 9 horas.

O projeto de biometria facial será instalado na entrada principal das escolas e deve fazer a leitura do rosto do estudante no momento do acesso ao estabelecimento de ensino. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Finanças e Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca.

O equipamento vai possibilitar o controle de frequência dos estudantes, evitar matrículas duplicadas e o acompanhamento das atividades dos alunos. Além do ganho de tempo, tendo em vista que com a instalação do equipamento, não haverá necessidade de fazer a chamada de presença dos estudantes, controle sistematizado da frequência dos alunos, otimização da merenda escolar; consumo de papel, entre outros benefícios.

Durante o programa, a secreáaria de Educação de Arapiraca, Maria Gorete, explica de onde partiu a iniciativa de novos aspectos da tecnologia nas escolas de Arapiraca, informa se as cadernetas com códigos de barra já existem nas escolas da cidade, de onde veio inspiração para usar a biometria facial, como é feito o cadastro dos alunos no novo sistema, quais os benefícios do uso de biometria facial para a escola, o que é possível controlar com o uso do aparelho, dentre outras questões.