Quarta, 02 Janeiro 2019 12:54
INCENTIVO

Conheça os 20 integrantes do Bolsa Atleta Alagoas

Atletas foram selecionados através de edital e recebem apoio do Governo do Estado

Renan Filho participou de solenidade com atletas beneficiados pelo Estado em 2018 Renan Filho participou de solenidade com atletas beneficiados pelo Estado em 2018 Ascom Selaj
Texto de Paulo Chancey Junior

O principal patrimônio do esporte brasileiro é o atleta. Pensando em manter os desportistas concentrados e focados nas suas respectivas modalidades, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) mantém o programa Bolsa Atleta Alagoas, por edital, selecionou 20 integrantes que recebem um salário mínimo para custeio de suas despesas básicas no dia a dia.

Em maio deste ano, atletas e paratletas de modalidades individuais e coletivas tiveram uma nova oportunidade de receber apoio do Governo de Alagoas, que liberou o edital do programa.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado e informou que os atletas interessados teriam de apresentar seus currículos esportivos às respectivas federações, que posteriormente apresentariam a documentação à Selaj. Cada federação poderia indicar até seis nomes, sendo três atletas e três paratletas que teriam seus currículos analisados por uma comissão da secretaria.

Ao todo, foram contemplados 20 atletas, distribuídos da seguinte forma: quatro vagas para paratletas, oito vagas para atletas de modalidades individuais e oito vagas para atletas de modalidades coletivas.

Cada atleta recebe o benefício de um salário mínimo vigente no país, R$ 954, durante o período de 12 meses, para se manter no esporte.

A secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, destacou a importância da manutenção do programa e apoio aos atletas alagoanos. “Desde 2015 quando assumimos a secretaria na atual gestão do Governo de Alagoas, nos comprometemos em fomentar o esporte no Estado, através das federações, apoiando a realização de eventos e também oferecendo benefícios aos atletas. Este aporte financeiro proporciona mais uma vez, para 20 desportistas, a condição de se manterem ativos no esporte”, afirmou.

Paratleta da natação, Campeão Alagoano, Brasileiro, Brasileiro Universitário e Panamericano, José Alexandre reforça a importância do apoio do governo aos atletas e paratletas.

“Para a gente é muito difícil viver apenas do esporte. Ter que treinar e correr atrás de patrocínio é muito complicado. Com esse apoio do governo, as nossas despesas básicas do dia a dia, estão garantidas e mantém a gente concentrado apenas nas competições”, afirmou.

Além do José Alexandre, o Bolsa Atleta Alagoas conta com mais integrantes que tem se destacado em nível local, regional, nacional e internacional, conquistando mais de 100 medalhas desde o início desta nova etapa do programa, há seis meses.

Conheça os 20 integrantes do “Bolsa Atleta Alagoas”:

ATLETAS PARALÍMPICOS

1 – JOSÉ ALEXANDRE DA SILVA JUNIOR – NATAÇÃO (PESTALOZZI)

2 – LUIZ ANDRÉ CAVALCANTE SILVA – NATAÇÃO (ADEFAL)

3 – NEUSVALDO TARGINO VANDERLEI – NATAÇÃO (ADEFAL)

4 – EDJAMERSON DE MELO SANTOS – ATLETISMO (PESTALOZZI)

MODALIDADES INDIVIDUAIS

1 – HEMILY MARIA LOPES DE OLIVEIRA – JUDÔ (FEDERAÇÃO ALAGOANA DE JUDÔ)

2 – CARLOS DANIEL DOS SANTOS SILVA – KARATÊ (FEDERAÇÃO ALAGOANA DE KARATÊ INTERESTILOS)

3 – CRISTIANO DOS SANTOS – KARATÊ (FEDERAÇÃO ALAGOANA DE KARATÊ INTERESTILOS)

4 – MARIA EDUARDA DE ALMEIDA ARAKAKI – GINÁSTICA RÍTMICA (FEDERAÇÃO ALAGOANA DE GINÁSTICA)

5 – OBERDAN DE ARAÚJO OLIVEIRA JUNIOR – NATAÇÃO (FEDERAÇÃO AQUÁTICA DO ESTADO DE ALAGOAS)