Quarta, 07 Novembro 2018 11:45
COMBATE À VIOLÊNCIA

Efetivação do Sistema Único de Segurança em Alagoas é tema de Seminário

Evento acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, com o propósito de discutir ferramentas estratégicas de integração nacional

Texto de Maria Alliny Torres

O Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas (Conseg/AL) e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/AL) irão promover, nos dias 8 e 9 de novembro, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), o Seminário “Efetivação do Sistema Único de Segurança Pública nas Ações e Políticas de Defesa Social em Alagoas”.

O evento possui como principal propósito gerar reflexão nos profissionais das diversas forças de Segurança Pública, autoridades civis, militares e sociedade civil sobre as ferramentas estratégicas de integração nacional que podem ser utilizadas no combate e prevenção à violência, conforme prevê o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Com as novas regras, previstas pela Lei 13.675, de 11 de junho de 2018, os órgãos de Segurança Pública - polícias civil, militar e federal, guardas municipais - serão integrados para atuar de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.  Como já acontece na área de saúde, esses órgãos vão realizar operações conjuntas.

Programação

Com o início marcado para às 16h desta quinta-feira (8), a abertura contará com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; do presidente nacional da Adesg, Gen. Umberto Ramos; do presidente do Conseg, juiz Maurício Brêda; do Controlador Geral da União (CGU), Moacir Rodrigues; e do presidente do Detran/AL, Antonio Carlos Gouveia.

A programação do primeiro dia inclui palestras com o tema “O crime organizado e seus reflexos na corrupção”, com o delegado da Polícia Federal, Leandro Daiello, e “A experiência das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas”, com o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça.

A primeira mesa redonda discutirá sobre a “Eficiência na prevenção e repressão, na apuração e controle das infrações penais, com políticas públicas na cidade Maceió e no Estado de Alagoas”, com a fala do secretário Estadual da Segurança Pública de Alagoas, Lima Júnior, e do secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió, Ivon Berto.

Na sexta-feira (9), o dia será repleto de mesas redondas e palestras, e para encerrar o evento, terá a assinatura do Termo de cooperação do SUSP/AL, onde na ocasião, representantes de todos os órgãos participantes do seminário firmaram compromisso com as decisões tomadas a respeito da Segurança Pública em Alagoas com base na Lei 13.675.

Os interessados em obter a programação e mais informações sobre o Seminário “Efetivação do Sistema Único de Segurança Pública nas Ações e Políticas de Defesa Social em Alagoas” poderão acessar o link https://goo.gl/nAtd75.