Quinta, 25 Outubro 2018 15:44
18ª FESUPER

Sedetur participa da 18ª Feira e Exposição Alagoana de Supermercados

Feira apoiada pela Sedetur garante economia local em Arapiraca

Além do estande institucional, a Sedetur teve um expositor no espaço do Sebrae/AL, onde estão sendo apresentados os produtos dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), Além do estande institucional, a Sedetur teve um expositor no espaço do Sebrae/AL, onde estão sendo apresentados os produtos dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), (Fotos: Eliú Almeida)
Texto de Eliú Almeida

Apoiar pequenas e grandes feiras, fortalecendo a economia e o desenvolvimento econômico de Alagoas. Essa é missão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que montou estande institucional na 18ª Feira e Exposição Alagoana de Supermercados, que está sendo realizada de 24 a 26 deste mês, na Levino’s Hall, em Arapiraca. A iniciativa foi levar para o Agreste alagoano, os serviços oferecidos pela pasta.

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) fez atendimento para prospecção e liberação de linhas de crédito. Já a Junta Comercial de Alagoas (Juceal) realizou consultoria, registro de empresas, orientação sobre a utilização de sistema online e licenciamento dos órgãos integrados ao sistema ‘Facilita Alagoas’.

“Além do estande institucional, a Sedetur teve um expositor no espaço do Sebrae/AL, onde estão sendo apresentados os produtos dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), coordenados pela Superintendência de Desenvolvimento Setorial e Regional (Suder)”, explicou a supervisora de Feiras e Eventos da Sedetur, Ana Elvira.

Para Valdelane Tenório, gestora do APL Fruticultura, que abrange seis municípios - Murici, Branquinha, União dos Palmares, São José da Lage, Ibateguara e Santana do Mundaú, a feira é uma oportunidade de divulgar e vender os produtos do campo. “Comercializamos produtos naturais, convencionais, agroecológicos e orgânicos. Trabalhamos com a produção de doces cristalizados da casca da laranja, frutas desidratadas, suco congelado de laranja-lima com limão e mel de laranja. Temos três mil agricultores cadastrados no Vale do Mundaú - APL Fruticultura”, complementa a gestora.

Organizada pela Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), a feira reuniu expositores de supermercados, atacadistas, indústria do ramo alimentício, panificações, restaurantes, instituições, bares, distribuidoras, dentre outras empresas. Palestras, com temas de economia, marketing, produtividade, tendências logísticas, indicadores de segurança e saúde do trabalho no segmento de supermercados constam da programação.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da ASA, Raimundo Barreto, agradeceu os patrocinadores e apoiadores do evento, dizendo estar muito feliz pelo sucesso da organização e condução das atividades. “A escolha do local foi estratégica. Arapiraca é um polo central da região do Agreste alagoano, com acesso para o Sertão, Baixo do São Francisco, Zona da Mata, dentre outras regiões”, enfatizou o presidente.

Segundo a sócia-gerente da empresa Santos & Almeida Representações, Waldete Santos, a realização da feira não somente movimentou o comércio local como beneficiou hotéis e pousadas de Arapiraca. “Quando um evento é sediado em um município, todos lucram. Prova disso é a superlotação dos hotéis e pousadas em Arapiraca.” comentou a empresária.

Estiveram presentes na solenidade de abertura, autoridades, empresários, comerciantes, gerentes, órgãos públicos, instituições, expositores e convidados. A 18ª Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper) será encerrada nesta sexta-feira (26).

Programação:

18ª FESUPER – Feira Alagoana de Supermercados

Dias: 24 a 26 de outubro

Hora: 17h às 23h

Local: Levino´s Hall – Arapiraca

Palestras:

25/10/2018

16h - “A Economia de Alagoas e o Setor do Comércio em 2018”

Palestrante: Cícero Péricles (economista)

18h - “Lean Manufacturing: Menos Desperdício e Mais Produtividade”

Palestrante: Thales Belo (Engenheiro Civil, MBA e Especialização em Gestão

Industrial)

19h – “Marketing: Faça o Simples e Lucre Mais!”

Palestrante: André Farias da Silva (administrador e diretor da Amarkante)

26/10/2018

17h30 - “Gestão: Quanto MENOS você faz MAIS você perde”

Palestrante: Diorger Macena (graduado em Gestão Financeira, MBA em

Marketing e Consultor em Varejo)

18h30 - “Indicadores de Segurança e Saúde do Trabalho no Segmento

Supermercados”

Palestrante: Allan Vagner Loureiro Cavalcante (Engenheiro de Segurança no

Trabalho e diretor técnico da Dproteção)

19h30 – “Tendências Logísticas para 2019”

Palestrante: Professora Bruna Diniz (Mestrado em Administração - Cesmac).