Quinta, 05 Julho 2018 17:41
BENFEITORIAS

Olho d’Água Grande recebe reforma de escola estadual após mais de 60 anos

Escola Estadual Analia Tenório foi entregue à comunidade nesta quinta-feira (5)

Escola Estadual Anália Tenório recebeu uma grande reforma Escola Estadual Anália Tenório recebeu uma grande reforma (Fotos: Fabiana de Mutiis)
Texto de Fabiana de Mutiis e Ana Paula Lins

O dia foi de festa e emoção para a população de Olho d’Água Grande. Após mais de 60 anos de espera, a Escola Estadual Anália Tenório recebeu a grande reforma que tanto esperava e que foi entregue na manhã desta quinta-feira (5), para a comunidade escolar. O evento contou com a presença do vice-governador Luciano Barbosa e da secretária de Estado da Educação, Laura Souza.

A diretora Maria Cristina Araújo fala das mudanças empreendidas na instituição com o conhecimento de quem foi gestora há oito anos e viu a escola em dias piores. “Apesar de termos alunos cuidadosos com o patrimônio, a escola estava bastante deteriorada, em virtude do longo tempo sem manutenção: pinturas, portas e banheiros estavam muito estragados. Agora, tudo mudou, está maravilhoso e nos sentimos mais valorizados. Só temos a agradecer”, fala a gestora.

Todos iguais

Presente à solenidade, o vice-governador Luciano Barbosa falou que o Governo de Alagoas promoveu reformas em todas as partes do Estado. “Nós temos que cuidar de todas as escolas da mesma forma, não podemos só fazer reformas em Maceió. As reformas que fizemos aqui fizemos em diversos pontos do Estado, pois sabemos que a educação é o caminho para transformar a vida de nossos alunos”, enfatiza Barbosa.

A secretária de Estado da Educação, Laura Souza, disse que obras contribuem com o desenvolvimento do interior de Alagoas. “Essa escola, por exemplo, é a única da cidade a oferecer ensino médio e, após esta reforma, deveremos ofertar também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do ano que vem. As obras têm um efeito positivo também na aprendizagem, pois alunos e servidores se sentem bem em um ambiente limpo, climatizado e bonito. E isso  reflete em melhores resultados pedagógicos”, avalia Laura.

Sonho antigo

Aos 91 anos, dona Geraldina Cavalcante era uma das mais animadas pela reforma da Escola Anália Tenório. Ex-professora e prima da educadora que dá nome à instituição, ela chegou à unidade de ensino em 1945 e viu a pequena escola rural de apenas uma sala se transformar na única  ofertante de ensino médio no município. “Ela está ótima, do jeito que eu sempre sonhei”, comemora Geraldina, que também é professora.

(Fotos: Fabiana de Mutiis)

Igualmente emocionado estava o ex- aluno José Francisco. Tendo concluído o ensino médio em 2014, suas memórias são de abandono, de colegas sem ânimo para estudar e de uma escola sem quadro branco e laboratório de informática. Mas nem isso diminuiu seu amor pela instituição de ensino e a inspiração de seus mestres fez nascer em seu coração o desejo de ser professor.

(Fotos: Fabiana de Mutiis)

“Agora, após essa reforma, nossa escola vive um novo momento e fico feliz por saber que meus sobrinhos e, futuramente, meus filhos, vão usufruir desse espaço revitalizado. Minha meta é voltar um dia como professor de Língua Inglesa”, revela José Francisco.