Quarta, 04 Julho 2018 12:01
EM JULHO

Quarenta e oito escolas alagoanas participam de Encontro de Fanfarras

Evento acontece em quatro polos envolvendo unidades das redes estadual, municipal e privadas

Participam do evento bandas de escolas estaduais, municipais e privadas Participam do evento bandas de escolas estaduais, municipais e privadas Valdir Rocha
Texto de Ana Carolina Lima

Quarenta e oito escolas alagoanas protagonizarão uma festa de musicalidade, beleza e sincronia na segunda edição do Encontro Inter-regional de Bandas e Fanfarras da Rede Estadual de Alagoas. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Encontro acontece entre os dias 17 e 20 de julho em quatro polos do estado. O evento – cujo tema deste ano será “Revisitando os clássicos da música brasileira” - vai selecionar bandas e fanfarras para o Desfile Cívico Estudantil em comemoração aos 201 anos de emancipação do estado, que ocorre no dia 16 de setembro.

Dileusa Costa, supervisora de Integração Escola Comunidade da Seduc, afirma que, além da seleção, o Encontro é uma oportunidade para que os coletivos divulguem seus trabalhos e projetos realizados durante todo o ano letivo. Segundo ela, o evento será realizado nos polos Sertão, Zona da Mata, Agreste e Maceió.

Por meio deste evento, a Seduc incentiva a criação de fanfarras com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, autodisciplina e musicalidade, necessários à formação integral do cidadão, além de desenvolver nos participantes o sentimento de pertencimento e incentivo ao trabalho com a música brasileira”, completa.

Participam do evento bandas de escolas estaduais, municipais e privadas, contudo, apenas as pertencentes à rede estadual disputam o prêmio.

O evento será aberto ao público para que todos possam contemplar a beleza das bandas e fanfarras do estado. É um espetáculo de harmonia, musicalidade, balizas e maestria. Imperdível para quem valoriza a cultura das bandas nas escolas”, conclui.

Cronograma

Confira abaixo o cronograma do Encontro Inter-regional de Bandas e Fanfarras da Rede Estadual de Alagoas:

17/07 – Região do Sertão (3º, 6ª, 8ª e 11ª Geres, municipais e privadas);

18/07 – Região do Agreste (2ª, 5ª e 9º Geres, municipais e privadas);

19/07 – Região da Zona da Mata (4ª, 7ª, 10ª e 12ª Geres, municipais e privadas);

20/07 – Região de Maceió (1ª e 13ª Geres, municipais e privadas).