Quarta, 04 Julho 2018 11:42
QUALIDADE DE VIDA

Centros urbanos de Alagoas ganham protagonismo com ações do Pró-Estrada

Região Agreste amplia sua participação nas ações de melhoria viária com obras entregues e iniciadas em mais quatro municípios

Dona Maria Carmelita e seu Valdemar Rodrigues comemoram as mudanças Dona Maria Carmelita e seu Valdemar Rodrigues comemoram as mudanças Ascom Setrand
Texto de Rafaela Pimentel

Seja de forma macro com a implantação de rodovias ou com ações mais pontuais nos centros urbanos das cidades, as obras de melhoria viária do Pró-Estrada dão um novo fôlego para a ampliação da mobilidade em Alagoas. Na região Agreste, por exemplo, os resultados começam a aparecer e refletir diretamente na vida da população, que de um lado ganha segurança nos deslocamentos ao mesmo tempo em que expande as possibilidades de crescimento econômico e social por meio dos trabalhos de infraestrutura.

É no cotidiano dos moradores que essas mudanças são mais sentidas. As vias mal sinalizadas e em condições já precárias para tráfego local acabavam interferindo até mesmo em atividades rotineiras da população de Taquarana. Para Djavan Lourival da Silva, a qualidade das ruas tem uma importância ainda maior, já que todos os dias ele depende delas para fazer o deslocamento dos seus passageiros como mototaxista. Só lá, foram mais de cinco quilômetros das principais vias da cidade pavimentadas.

"Há dez anos que tô nessa profissão e antes essas ruas aqui não prestavam pra nada não. A gente andava se balançando, o pessoal de idade era o que mais reclamava que machucava as costas, né? Mas a situação agora é outra. Está bem melhor para andar pela cidade, os caminhos também estão mais rápidos e seguros e os passageiros também ficam bem mais satisfeitos!", comemora Djavan Lourival da Silva ao lado dos mais de 20 mil taquaranenses.

A quase sete quilômetros da cidade de Feira Grande, o distrito de Massapê recebe chega com uma nova cara. É que os dois quilômetros de acesso ao povoado, que antes era no paralelepípedo, foram pela primeira vez implantados e pavimentados, levando mais dignidade e qualidade de vida para os mais de três mil moradores que vivem na região. Morador há mais de 75 anos do distrito, junto com a esposa Maria Carmelita, seu Valdemar Rodrigues fala com autoridade no assunto.

“Hoje eu não dirijo mais, mas andar de carro aqui era péssimo. Era tudo isso de pedra, fora que o calçamento era muito mal feito, tinha umas partes altas e outras baixas o que piorava ainda mais”, conta Valdemar. “Ah, a qualidade era bem, bem menos boa. Quem andava de salto aqui, menina, não era fácil não. Agora ficou uma maravilha, viu? Nunca imaginávamos”, comemora dona Maria Carmelita Rodrigues.

Novas Obras

Ainda no Agreste, os benefícios de mobilidade urbana também irão fazer parte do dia a dia dos moradores de Girau do Ponciano e do povoado da Vila São Francisco, em Arapiraca. O governador Renan Filho e o secretário Mosart Amaral autorizaram o início dos serviços nas duas regiões: a pavimentação asfáltica de seis quilômetros das principais vias urbanas da cidade de Girau, além da implantação e pavimentação dos sete quilômetros do acesso aos povoados Vila Fernandes e São Francisco, em Arapiraca.

Pouco a pouco, a malha viária alagoana vai se ressignificando. “Esse é um programa que tem trazido um novo olhar para os conceitos de infraestrutura e mobilidade urbana no Estado. Desde 2016 em atuação, Pró-Estrada já passou por mais de 70 municípios com obras em mais de 1.000 quilômetros da malha rodoviária estadual. Esse é só o começo, em breve estaremos em toda Alagoas levando desenvolvimento econômico e social para a população”, destaca Mosart Amaral.