Segunda, 25 Junho 2018 16:52
AGRICULTURA FAMILIAR

Feira Agrária do Crédito Fundiário chega a Major Izidoro

Organizada pelo Iteral em parceria com a prefeitura municipal reunirá produtos de qualidade e apresentações culturais

Texto de Helciane Angélica Santos Pereira

Nesta semana, Major Izidoro receberá uma edição da Feira Agrária do Crédito Fundiário em clima de festa junina, com o melhor da cultura popular, além de produtos agrícolas de qualidade e preços justos. As barracas serão instaladas no Mercado Público Municipal nessa quarta-feira (27) das 6 da manhã até às 20h, e na quinta-feira (28), das 6 às 14 horas.

O município situado na região do Planalto da Borborema, tem como potencial econômico a pecuária, inclusive, possui como lema “Terra do leite, do queijo e do progresso”. No entanto, mesmo em seu território não possuir unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) que recebem o acompanhamento do Iteral, foi o local escolhido para sediar a quinta edição da feira.

“A feira agrária é sempre uma festa, e o melhor de tudo que estamos contribuindo para o fortalecimento do escoamento da produção da agricultura familiar e a autoestima dos agricultores. Esse ano, já realizamos nos municípios de Chã Preta, Santana do Mundaú, Craíbas e Delmiro Gouveia. E em agosto, teremos a segunda edição da Feira das Margaridas em Maceió”, afirmou Jaime Silva, diretor presidente do Iteral. Já a assessora técnica dos núcleos quilombolas e indígenas destaca que o evento contempla vários setores. “É uma atividade com um olhar diferenciado, no campo social, econômico e cultural. Busca a integração entre a população do campo e da cidade, e todos saem ganhando”, afirma Leone Silva.

Major Izidoro recebe pela primeira vez a feira, e foram mobilizadas seis secretarias: Agricultura, Cultura, Educação, Saúde, Assistência Social, Indústria e Comércio. No local, serão executados serviços na área da saúde como a distribuição de preservativos, verificação de pressão arterial e glicemia.

“Essa é uma oportunidade para movimentar a cidade e de incentivar os agricultores, e eu estou muito contente com essa parceria. Não é só uma feira, é um evento que agrega cultura e entretenimento. Convidamos para participar e divulgar seus produtos, associações bem articuladas, que inclusive são fornecedores da nossa merenda escolar. Para a gente é um privilégio integrar o projeto e queremos que seja um momento importante em nosso município”, citou a prefeita Maria Santana Mariano.

Estarão presentes as agricultoras do Povoado Nova Aparecida com os doces caseiros; os quilombolas da Comunidade Puxinanã levarão bolos variados e a tradicional broa de goma. Já o Assentamento Santo Antônio que possui 30 famílias acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), levará o doce de leite, geladinho de umbu, feijão de corda, maxixe, ovelhas e galinhas. Foram incluídos representantes da Associação dos Artesãos, da COOPDELM e produtores individuais de mel e produtos lácteos.

Também foram convidados agricultores familiares do crédito fundiário que moram nos municípios de União dos Palmares e Joaquim Gomes, que comercializarão uma diversidade de frutas, hortaliças, milho, macaxeira, batata doce, inhame, farinha, pimenta, caldo de cana, massa puba, tapioca, pé de moleque e beiju.

A programação cultural será iniciada no dia 27 com a apresentação da banda fanfarra, em seguida terá a cerimônia oficial de abertura às 10h, com a presença de autoridades, representantes sindicais e população local; às 11h, sobe ao palco o coral de senhoras e às 14h terá a quadrilha junina. Após o jogo Brasil x Sérvia na Copa do Mundo, o público curtirá a partir das 18h o melhor do forró pé de serra. No dia 28, às 9h terá o grupo musical infantil (flautas) e o coco de roda. O evento é aberto ao público.

A Feira Agrária do Crédito Fundiário é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com as prefeituras municipais.