Quinta, 07 Junho 2018 15:55
JOGOS ESTUDANTIS

Acabam amanhã as inscrições para a etapa estadual dos Jogos Estudantis

As escolas têm até 17h desta sexta para se cadastrarem na próxima fase da competição

Etapa regional foi disputada pelas molidades coletivas Etapa regional foi disputada pelas molidades coletivas Foto: José Demétrio
Texto de Ana Carolina Lima

Serão encerradas nesta sexta-feira (8) as inscrições para a etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), que ocorre durante todo o mês de julho até o dia 5 de agosto. A etapa estadual é classificatória para a competição nacional, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ).

As inscrições podem ser realizadas de forma presencial, com a entrega dos termos e fotos. As escolas da capital devem levar os documentos necessários na sala 17 da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), enquanto, para as unidades do interior, o procedimento deve ser feito nas Gerências Regionais de Educação (Geres).

A entrega de todos os documentos é imprescindível para a conclusão da inscrição. São eles: termo de concessão de direitos da instituição, termo de concessão de direitos do técnico, termo de concessão de direitos do atleta e duas fotos 3x4.

Aumento nas estatísticas Na etapa regional, foram disputadas as modalidades coletivas: futsal, handebol, basquete e voleibol.

O número de atletas no quantitativo geral dos Jogos aumentou nos últimos anos. Em 2016, a fase regional reuniu 2506 alunos, havendo um pequeno decréscimo em 2017, onde competiram 2469 alunos. Já a fase estadual contou com 1163, em 2016, e 1140 no ano passado. Neste ano, a etapa regional registrou a participação de 4482 alunos-atletas, um aumento de mais de 40%, se comparado com 2017.

Segundo o coordenador-geral do Jeal, Henrique Vilela, esse aumento é reflexo do interesse dos jovens em disputar uma competição que vale vaga na etapa nacional e do investimento que o governo vem fazendo em relação ao desporto escolar, com a reforma e construção de ginásios na rede estadual de ensino.

"O esporte por si só é uma ferramenta atrativa na escola. Agora, com o aumento de ginásios, os alunos têm aumentado o interesse pelo esporte. O que fortalece cada vez mais as escolas que incentivam a participação nos Jogos", relata