JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1003

Segunda, 11 Janeiro 2016 14:58

Redução da violência repercute bem entre turistas que visitam Alagoas

Diego Russi veio de Florianópolis (SC) e destacou a sensação de bem-estar e confiança que teve nas cidades que visitou. Diego Russi veio de Florianópolis (SC) e destacou a sensação de bem-estar e confiança que teve nas cidades que visitou. Arquivo pessoal/Diego Russi

Os visitantes que chegaram a Alagoas nessa alta temporada encontraram um estado mais seguro. É o que demonstram os dados do último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que aponta uma redução de 18% na violência no ano de 2015.

O trabalho integrado das forças de segurança tem sido elogiado pelos visitantes que escolheram o destino. O estudante Diego Russi veio de Florianópolis (SC) e destacou a sensação de bem-estar e confiança que teve nas cidades que visitou.

“Essa é minha primeira vez em Alagoas. Eu vim de uma cidade turística também e tenho uma cautela muito grande em relação à segurança. É normal que o visitante tenha esse cuidado, por, muitas vezes, não conhecer o destino. Mas me surpreendi, porque me senti à vontade em todos os lugares que visitei aqui. Fui à Maragogi, no Litoral Norte, e passei a virada do ano na capital, e a presença de policiamento nesses ambientes foi constante”, afirma Diego Russi.

As operações de segurança no litoral também influenciam nessa visão positiva. Em Maragogi, um dos destinos mais procurados pelos turistas em Alagoas, foi realizada uma ação integrada na quinta-feira (07), entre as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, o bom resultado é fruto do trabalho coletivo entre as pastas que compõem o Governo do Estado.

“Temos reforçado a importância de fazer um trabalho integrado entre todos os segmentos, que, juntos, promovem uma experiência completa para o turista que visita Alagoas. Nesse sentido, a segurança pública possui papel fundamental”, ressaltou Jeanine Pires.

Capacitação - Com o objetivo de qualificar os serviços oferecidos aos visitantes de Alagoas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), capacitou, em novembro de 2015, cerca de 20 policiais militares, em um seminário de sensibilização turística. O encontro explorou as principais regiões e apresentou informações sobre os potenciais e os atrativos mais procurados pelo turista.

“Identificamos que os visitantes procuram, com frequência, os policiais militares para solicitar informações. É necessário que esses profissionais estejam preparados para atender o turista e repassar informações sobre as potencialidades de Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento e a qualificação da atividade”, afirmou a gerente de Qualificação da Sedetur, Mell Bezerra.

Andressa Alves