Terça, 29 Maio 2018 16:37
PROXIMIDADE E TRANSPARÊNCIA

Controladoria lança projeto “Abraçando o Controle Social” em Maceió

Durante o evento, foi lançado o Sistema Eletrônico de Ouvidoria do Estado de Alagoas

Controladoria lançou projeto "Abraçando o Controle Social" em Maceió Controladoria lançou projeto "Abraçando o Controle Social" em Maceió Igor Nascimento
Texto de Livia Leão

A Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/AL), lançou nesta terça-feira (29), o Projeto “Abraçando o Controle Social” em Maceió. Durante o evento, realizado no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, também foi lançado o Sistema Eletrônico de Ouvidoria do Estado de Alagoas (e-Ouv).

A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, destacou a importância da nova ferramenta para o Governo do Estado. “Hoje, apresentamos uma nova ferramenta para a sociedade. É um projeto que já perseguíamos, inspirados no trabalho desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A partir de agora, estamos disponibilizando para os cidadãos um instrumento, que poderá ser utilizado em casa, no computador ou pelo celular por meio de umaplicativo, para um controle social ainda mais efetivo”, destacou Maria Clara.

O e-Ouv aproxima ainda mais a sociedade e a administração pública, permitindo que o cidadão registre elogios, sugestões, denúncias, reclamações e solicitações de providências.

A programação do evento também contou com dois painéis de discussões, sendo “O Controle como elemento de transformação” e o “Contabilizando atitudes, multiplicando boas práticas”, que apresentou aos profissionais de contabilidade, estudantes e a sociedade em geral o trabalho realizado pelos órgãos e as entidades do Governo do Estado que fortalecem o controle social.

“O projeto “Abraçando o Controle Social” é um trabalho conjunto. A Controladoria, atualmente, coordena, mas nada disso estaria acontecendo se não fosse a parceria com todos que participaram dessa ação”, agradeceu a controladora.

Maria Clara relembrou as ferramentas que estão disponíveis para a sociedade. “Quando a gente fala em Controle Social, a Controladoria Geral do Estado é o órgão responsável pelo monitoramento da Lei de Acesso à Informação. E desde o momento que assumimos essa missão, fizemos um trabalho, inicialmente, com o Portal da Transparência Graciliano Ramos, que homenageia o nosso alagoano, precursor da Lei de Responsabilidade Fiscal do país. Depois,entendendo que precisávamos e tínhamos obrigação de cumprir a LAI, implementamos, em um primeiro momento, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) presencial, em todos os órgãos de administração direta e indireta. E depois lançamos, o nosso e-SIC”.

O evento contou com o apoio do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e da Escola de Contas do TCE-AL