Quarta, 16 Maio 2018 14:45
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

Com apoio do Estado, Coruripe deve se tornar 3º município a implantar Arquivo Público Municipal

Anúncio foi feito durante Projeto Chá de Memória, promovido pelo Gabinete Civil no aniversário do município

Chá de Memória especial de aniversário da cidade, na Câmara de Vereadores, com palestra do historiador João Ribeiro de Lemos Chá de Memória especial de aniversário da cidade, na Câmara de Vereadores, com palestra do historiador João Ribeiro de Lemos Foto: André Palmeira
Texto de Wellington Santos

O município de Coruripe, situado no litoral Sul do Estado, deu importante passo na noite de terça-feira (15) para se tornar a terceira cidade de Alagoas a implantar um Arquivo Público Municipal. Na ocasião, o Governo de Alagoas promoveu mais uma edição especial do projeto Chá de Memória, cujo evento celebrou o aniversário de 126 anos do município, em parceria com a Prefeitura, em solenidade ocorrida na Câmara de Vereadores, no Plenário Djalma Barros Siqueira.

O intuito da solenidade — além de celebrar a data —, foi também de apresentar  aos vereadores e à sociedade coruripense os trâmites legais para implantar o Arquivo Público municipal, importante equipamento cultural que tem como intuito preservar todos os documentos relativos à história e origem da cidade.  Dessa forma, Coruripe se encaminha para entrar no seleto rol de municípios que já têm seus Arquivos Públicos implantados, como as cidades de São José da Laje e Ibateguara.

André Palmeira

A ação é coordenada pelo Gabinete Civil do Estado de Alagoas, por meio do Arquivo Público estadual, responsável por fornecer todo o suporte técnico e orientações para que os municípios alagoanos implantem esse equipamento.   "Estamos aqui para apoiar a implantação do Arquivo Público de Coruripe e iniciar a campanha de coleta de acervos sobre as famílias, fatos históricos que marcaram as várias gerações desta importante cidade do Litoral Sul alagoano, que tem uma história muito relevante para Alagoas e para o Brasil. E nada mais gratificante do que anunciar isso na celebração do aniversário do município, graças ao apoio da Prefeitura de Coruripe, que tem dado sustentação a essa ideia", ressaltou a idealizadora do Chá de Memória e superintendente do Arquivo Público de Alagoas (APA), Wilma Nóbrega.

Descentralização

Wilma ressalta que o Governo do Estado segue firme no propósito de potencializar a política de descentralização dos valores históricos e culturais de Alagoas.

“Realizar uma edição especial do projeto Chá de Memória no município de Coruripe em comemoração ao aniversário é uma forma de o Gabinete Civil, por meio do Arquivo Público, descentralizar suas ações de preservação da memória alagoana e fomentar o debate sobre temas que despertem o conhecimento de fatos e feitos da historiografia local e alagoana”, completou.

Lei

Na ocasião, o prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão, agradeceu o apoio recebido do Gabinete Civil e informou que a Lei para a implantação do Arquivo Público já está sendo detalhada na Procuradoria-Geral do município para ser posteriormente apresentada aos vereadores para votação. "Um município importante para a história de Alagoas como Coruripe precisa de um Arquivo Público para revelar às futuras gerações e à sociedade como todo, as suas origens, sua história, muito embora saibamos que o processo não é rápido como desejamos", disse Beltrão.

"Já consultamos previamente a comunidade escolar que, de imediato, aprovou esse equipamento cultural. Nossa ideia é de que inicialmente ele seja implantado onde já funciona o Museu Municipal, mas tudo isso depende dos trâmites legais", completou a secretária de Cultura, Tereza Beltrão.

Palestra

Para coroar a solenidade dando continuidade à concepção do Chá de Memória que propõe debates de temáticas que envolvem as tradições, os saberes e as culturas do Estado, consideradas um patrimônio coletivo, a plateia presente que contou com vereadores, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares  foi brindada com a palestra do professor, escritor e historiador João Ribeiro de Lemos, com o tema ‘História de Coruripe a partir dos albores do descobrimento e sua evolução no tempo e espaço’.

André Palmeira

No alto de seus 88 anos e em tom bastante espirituoso que envolveu a plateia, Lemos apresentou uma síntese dos acontecimentos de Coruripe desde a pré-história da fundação da cidade até sua fundação, em 1504, abordando a saga do pau-brasil, momento pelo qual o município litorâneo alagoano esteve bastante presente.

O historiador também lançou a obra "Dom Rodrigo de Acuña, aspectos da guerra do pau-brasil e evangelização em Pernambuco".