Sábado, 12 Maio 2018 15:59
VIDA NOVA NAS GROTAS

Investimento do Governo do Estado nas grotas de Maceió chega a R$ 107 milhões

Foi inaugurada neste sábado (12) a 18ª grota revitalizada; Renan Filho também assinou ordem de serviço para obras em mais quatro comunidades

Obra que implantou escadarias, pontilhões e passeios na grota do Grutão foi entregue neste sábado (12) Obra que implantou escadarias, pontilhões e passeios na grota do Grutão foi entregue neste sábado (12) Thiago Sampaio
Texto de Kelly Cordeiro

A comunidade do Grutão, entre os bairros do Ouro Preto e Gruta de Lourdes, é a mais nova contemplada com os benefícios do programa estadual Vida Nova nas Grotas. Neste sábado (12), o governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, entregaram a obra que implantou escadarias, pontilhões, passeios, além de muita cor nas fachadas e muros das residências para alegrar e decorar o ambiente.

“Essa grota é simbólica porque aqui está instalada a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que dá nome ao bairro da Gruta. O Vida Nova nas Grotas chega nas localidades para melhorar a vida das pessoas e valorizar comunidades antes esquecidas. A gente faz aquilo que o cidadão precisa para ter uma vida melhor”, disse Renan Filho.

Obra que implantou escadarias, pontilhões e passeios na grota do Grutão foi entregue neste sábado (Thiago Sampaio)

O governador percorreu o local e conversou com a população sobre a obra e outras demandas da comunidade. O Grutão é a 18ª grota entregue pelo Governo de Alagoas na capital. Outras 11 estão em obras e quatro tiveram a ordem de serviço assinada durante a inauguração. São elas, São Cristóvão, Princesa e Belo Jardim, localizadas no Benedito Bentes, e Poço Azul, no Jardim Petrópolis. O secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, ressaltou que as obras, que aparentemente parecem pouco, proporcionam uma grande mudança na vida das pessoas. “O Governo de Alagoas está investindo em torno de R$107 milhões onde nunca existiu investimento. É um recurso que vai beneficiar todas as grotas de Maceió, onde moram cerca de 250 mil pessoas. Estamos levando dignidade a esse povo por meio dessas ações”, destacou o secretário.

Quem já desfruta das novas possibilidades de mobilidade só tem elogios para o programa. Amanda Barros mora no Grutão há oito anos e conta como era difícil se locomover na comunidade, principalmente em períodos de chuva. “Ficou tudo muito bom, porque aqui era um desastre. As escadarias eram quebradas, tinham muitos buracos e quando chovia a água entrava na casa das pessoas. Agora isso não acontece mais”, disse.

A gruta, que abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes que deu nome ao bairro da Gruta e à grota, recebeu um cuidado especial. Como o programa conta com a parceria de várias secretarias de Estado, a comunidade também foi contemplada com o início das oficinas culturais. A primeira será de hip hop, depois capoeira, customização e dança. Na saúde, um novo programa irá beneficiar as gestantes dessas comunidades.

“Vamos lançar um programa que vai cuidar das mães que moram nas grotas. Elas vão receber pré-natal 100% garantido pelo Governo do Estado, o que vai possibilitar gestações melhores, crianças mais saudáveis e um futuro melhor para Alagoas”, explicou o governador.

Desde 2016 levando melhorias de mobilidade urbana para população das grotas de Maceió, o Vida Nova nas Grotas já atua em 35 comunidades da capital. A partir da parceria, em julho de 2017, com as Organizações das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU Habitat), o Governo de Alagoas tem expandido as suas atividades para outras áreas como lazer, esporte, cultura, saúde e empreendedorismo. Na semana que vem a ONU vem à Alagoas para novas avaliações do programa que vai concorrer a um prêmio internacional por sua capacidade inovadora que tem melhorado a vida das pessoas.

Também estiveram presentes no evento de inauguração alguns secretários de Estado, os deputados Maurício Quintella, Ronaldo Lessa, Ronaldo Medeiros, além de vereadores e líderes comunitários.