Sexta, 13 Abril 2018 14:26
ÁREAS VERDES

Grupo estuda criação de nova Unidade de Conservação em Maceió

Reunião com representantes do IMA/AL, Ibama e SEMDS aconteceu na manhã dessa sexta-feira (13) e marcou o início dos debates para a criação da futura UC que contará com um parque aberto á população

Texto de Wanessa Santos

Representantes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEMDS) se reuniram, nessa sexta-feira (13), pra iniciar as discussões sobre a criação de uma Unidade de Conservação (UC) na capital alagoana.

O encontro, realizado na sede do Ibama, marca o início dos debates sobre os procedimentos legais a serem seguidos para que áreas verdes do município de Maceió se tornem UCs.

Além disso, um novo parque municipal será configurado dentro dessa área, pré-denominado de Parque do Horto Florestal.

O debate, que está no processo inicial ainda, contou com a participação do diretor presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes e técnicos das áreas de Fauna, Unidades de Conservação e Educação Ambiental do Instituto.

Para o diretor presidente do IMA/AL a reunião foi bastante produtiva e fundamental para estabelecer os critérios a serem seguidos para que a UC e o parque possam ser criados, com agilidade, mas, atendendo a todas as exigências legais.

“Nessa reunião nós criamos um grupo de trabalho, com representantes do IMA/AL, Ibama e SEMDS que vai fazer as tratativas para a criação. Isso é muito importante! A área, existente ali entre os bairros do Farol e do Bebedouro, possuem mais de 50 hectares e virar um parque público para atender a toda a população, o Parque do Horto”, diz Gustavo Lopes.

A futura UC em Maceió irá abrangir algumas áreas verdes existentes no município, sendo uma delas uma extensão de mata localizada na própria sede do Ibama.

A intenção é tornar essas áreas legalmente protegidas para que futuramente não venham a ser suprimidas. Outra questão importante é que a população terá acesso à essa futura Unidade de Conservação.

Além desse planejamento inicial sobre os trâmites legais a serem seguidos, na reunião de hoje foi definida, também, a data da próxima reunião que acontecerá entre os membros do grupo de trabalho que foi criado, na próxima quinta-feira (19).