Quinta, 12 Abril 2018 11:06
ENCONTRO

Evolução da Redesim no Sertão é foco da Junta Comercial

Órgão reuniu representantes municipais visando melhorar a utilização do sistema e diminuir pendências quanto à legalização dos negócios

Assessor da Redesim em Alagoas, Estanislau Cabral Neto palestrou acerca das diretrizes do Portal Facilita Alagoas Assessor da Redesim em Alagoas, Estanislau Cabral Neto palestrou acerca das diretrizes do Portal Facilita Alagoas Ascom
Texto de Hotton Machado

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um projeto que visa à desburocratização do ambiente empresarial, facilitando a abertura de novos negócios. Com a implantação da rede consolidada, o integrador estadual do projeto, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) busca evoluir com a utilização do sistema base e diminuir pendências em relação à legalização dos negócios.

Pensando na continuidade do projeto, a Juceal levou para o Sertão alagoano nessa quarta-feira (11) mais uma edição do Encontro de Administradores do Sistema Facilita Alagoas. O evento aconteceu em Delmiro Gouveia, na unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), entidade parceira da Junta Comercial na efetivação da Redesim.

Para entrar em casos práticos, durante a sua palestra, o assessor da Redesim em Alagoas, Estanislau Cabral Neto, explicou as fases da Redesim, focando na base legal e na necessidade de cumprimento do que foi estabelecido pela lei federal 11.598/2007, além de expor as diretrizes do Portal Facilita Alagoas, que é a interface da rede.

Alagoas foi o primeiro Estado a implantar a Redesim em todos os municípios, onde as Prefeituras são responsáveis por responder, antes do registro, a consulta prévia – pesquisa de viabilidade para saber se determinada atividade por ser executado no local - e, após o registro empresarial, por emitir licenças e alvarás de ordem municipal.

“Nesta fase, estamos procurando manter a qualidade do serviço e ver onde podemos melhorar, por isso estamos sempre mapeando cada atividade. O Portal Facilita Alagoas é uma ferramenta poderosa de gestão para o município, trazendo benefícios para nós como servidores e cidadãos”, ressaltou o assessor ao falar aos presentes.

Como forma de dirimir dúvidas, Cabral ainda demonstrou, utilizando casos dos municípios presentes, como melhor utilizar as ferramentas do portal. O assessor focou na necessidade de estabelecimentos de prazos para verificação dos documentos, na total observação das informações dispostas para cada secretaria municipal e na indispensabilidade de ser feito “um pente fino nas pendências de documentos e dos órgãos”.

“Estou me adaptando ainda à plataforma, por isso essa experiência do encontro foi positiva. Sou fiscal de tributos há dez anos, mas só agora, há um mês, estou na administração da Redesim, e o próximo passo é reunir todas as secretárias para observar o que pode ser melhorado”, declarou Cira Barbosa, servidora de Delmiro Gouveia.

A edição do encontro foi a segunda do ano, com o primeiro evento sendo realizado em Arapiraca, no mês passado. Há ainda a perspectiva para sediar o encontro nas regiões Norte e Sul do Estado.