Terça, 10 Abril 2018 15:11
Facilita Alagoas

Juceal reúne representantes de Ibateguara para capacitação

Treinamento realizado nesta terça-feira (10) visa melhoria contínua no funcionamento da Redesim

Treinamento com representantes de Ibateguara aconteceu na sede da Juceal Treinamento com representantes de Ibateguara aconteceu na sede da Juceal Ascom
Texto de Laura Lima

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) reuniu representantes do município de Ibateguara para um treinamento nesta terça-feira (10), em Maceió. O encontro visa a melhoria do funcionamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

A Juceal pretende reunir e capacitar, neste ano, todos os servidores municipais responsáveis pelo Portal Facilita Alagoas – interface da Redesim no estado.

Na oportunidade, o assessor da Redesim em Alagoas, Estanislau Cabral Neto, palestrou acerca das leis e dos decretos que envolvem o sistema, sendo um deles o que determina que os funcionários de cada município são responsáveis por alvarás e licenças da esfera municipal.

O assessor também expôs as funcionalidades do sistema buscando sanar todas as dúvidas e orientar os gestores no que diz respeito à consulta prévia - pesquisa de viabilidade onde a prefeitura informa ao usuário se a atividade empresarial pode ser exercida em determinado local e emissão de nota fiscal pelo portal Facilita.

Estiveram presentes na capacitação o responsável pelo setor de tributos de Ibateguara, Uelinton Ferreira; o representante da vigilância sanitária, Fábio Celestino; Daniele Moura, responsável pela sala do empreendedor e pelo Juceal Express no município; e Janaina Nunes, consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).

A Junta Comercial de Alagoas é, de acordo com ranking produzido pela Receita Federal, referência em todo o país por possuir todos os seus 102 municípios integrados através do sistema que facilita a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, simplificando o processo de legalização empresarial e reduzindo a burocracia.