Terça, 13 Março 2018 12:11

Sedetur leva ações de desenvolvimento para Dia D do Governo Presente

Atividades acontecem nos dias 14 e 15 de março nos municípios de Senador Rui Palmeira e Minador do Negrão

Entre as ações que a Sedetur levará ao Dia D nesta quarta-feira (14) está um workshop para os apicultores, às 9h Entre as ações que a Sedetur levará ao Dia D nesta quarta-feira (14) está um workshop para os apicultores, às 9h Kaio Fragoso
Texto de Debora Vieira

Durante o Dia D do Governo Presente, que acontece entre os dias 13 e 15 de março, no sertão alagoano, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) promoverá uma série de ações estratégicas nos municípios de Senador Rui Palmeira e Minador do Negrão. Inscrição para cursos profissionalizantes, emissão de Carteira do Artesão e workshop para apicultores estão entre os principais serviços ofertados à região.

Nesta quarta-feira (14), acontece um workshop para os apicultores, às 9h, na Secretaria de Agricultura de Senador Rui Palmeira. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder), o objetivo do encontro é fortalecer as atividades do Arranjo Produtivo Local (APL) na Apicultura do município.

Os artesãos também serão beneficiados com as ações da Sedetur no Dia D. Na mesma data e local, ocorrerá a emissão e recadastramento da carteira do artesão. O documento garante a isenção do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas e maior facilidade para aquisição de maquineta para vendas com cartão. Com a carteira, ainda é possível se inscrever em editais para levar seu trabalho para feiras de artesanato em todo o país.

Pronatec

Em ambas as cidades, os moradores poderão se inscrever para os cursos profissionalizantes à distância (EAD) do Pronatec. Na quarta-feira (14), o serviço estará disponível no Espaço Multieventos, a partir das 9h. Já na quinta-feira (15), o procedimento deverá ser realizado em Minador do Negrão, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, no mesmo horário.

Vale ressaltar que pode se inscrever qualquer pessoa acima de 15 anos que concluiu ou esteja cursando o ensino médio. Os documentos necessários são a cópia da Carteira de Identidade (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o comprovante de residência, comprovante de escolaridade e e-mail. É importante que o estudante tenha acesso à internet na casa ou no trabalho, tendo em vista que os cursos são à distância, por meio de uma plataforma on-line.

As vagas são para 73 cursos nas áreas de Administração, Gestão e Negócios, Segurança, Recursos Naturais, Produção Industrial, Produção Cultural, Infraestrutura, Desenvolvimento Educacional e Social, Informação e Comunicação e Ambiente e Saúde.