Domingo, 17 Dezembro 2017 14:48
FOMENTO AO ESPORTE

Inauguração de quadra realiza sonho de estudantes de Teotônio Vilela

Antes, alunos da Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela precisavam se deslocar para outros espaços para poder praticar atividades físicas

Com a nova quadra, alunos poderão praticar novas modalidades esportvas Com a nova quadra, alunos poderão praticar novas modalidades esportvas (Fotos: Valdir Rocha)
Texto de Ana Paula Lins

"Essa quadra é um presente para a nossa escola”. As palavras da diretora Leda Regina dos Santos resumem a euforia com que os alunos da Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela, de Teotônio Vilela, receberam a sua quadra poliesportiva, entregue pelo governador em exercício Luciano Barbosa no último dia 11 de deste mês. A obra foi concluída um ano após a assinatura da ordem de serviço.

Quadra Poliesportiva / (Fotos: Valdir Rocha)

Leda conta que a inauguração da quadra é um sonho antigo da instituição. “Nossos alunos são apaixonados por esporte. Recentemente, ficamos em terceiro lugar na classificação geral dos Jogos Vilelenses”, conta a gestora.

O professor de Educação Física Manoel Eloi é enfático. “Com essa quadra vamos respirar esporte". Gaúcho de Porto Alegre, Manoel Eloi, que chegou a Alagoas em 2005 para jogar basquete, começou a trabalhar na EJAV em 2015. Lá, fomentou ainda mais a paixão dos alunos pelo esporte, introduzindo modalidades até então pouco praticadas, como o basquete. "Agora, poderemos desenvolver ainda mais novas modalidades", comemora o professor, que já pensa em introduzir um novo esporte na escola, o badminton.

Em boa hora

Além do terceiro lugar na classificação geral dos Jogos Vilelenses, a instituição também brilhou nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), com duas estudantes medalhistas de ouro no atletismo: Chrys Nayara, nos 3 mil metros rasos, e Iara Aniele, no arremesso de peso. Ambas também representaram Alagoas na etapa juvenil dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em Brasília.

Quadra Poliesportiva / (Fotos: Valdir Rocha)

As garotas também comemoraram a chegada da quadra. "Antes, a gente precisava se deslocar para outras escolas para poder treinar e ter aulas de Educação Física. Agora isso não será mais necessário", destaca Chrys.

Quadra Poliesportiva / (Fotos: Valdir Rocha)

Dividindo seu tempo entre três esportes e o ensino médio integral profissionalizante da escola - onde faz o curso de Recursos Humanos - a incansável Iara diz que o espaço traz novas perspectivas para a comunidade estudantil.

"Sou apaixonada por esportes desde os 8 anos de idade e, há muito tempo, sonhávamos com essa quadra, pois aqui os alunos gostam muito da prática esportiva. Agora, poderemos desenvolver e revelar ainda mais talentos", avalia.