Terça, 14 Novembro 2017 18:16
DE CARA NOVA

Governo entrega ginásio reformado para a juventude de Marechal Deodoro

Inauguração do novo equipamento acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 11h

Governo do Estado reformou mais de 14 ginásios e construiu mais de 70 em todo o Estado Governo do Estado reformou mais de 14 ginásios e construiu mais de 70 em todo o Estado (Fotos: Valdir Rocha)
Texto de Lucas Leite

Na data em que o Brasil celebra mais uma ano da Proclamação da República - 15 de novembro -, a população deodorense tem mais um motivo para comemorar. Nesta quarta-feira (15), a partir das 11h, o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inauguram a reforma do Ginásio Arnon de Mello, no bairro Vila Altina.

Totalmente recuperado, o equipamento vai beneficiar a juventude local, que passa a contar com um espaço novo e moderno para a prática esportiva. A ação integra a programação festiva do Governo de Alagoas na primeira capital do Estado neste feriado.

As reformas de ginásios realizadas pelo Governo de Alagoas, por meio da  Secretaria de Estado da Educação (Seduc), têm revigorado o ânimo dos estudantes e das comunidades beneficiadas.  Em todo o Estado, 14 ginásios foram reformados e outros 12 estão com os serviços em andamento ou para iniciar. Além das reformas, a Seduc já construiu mais de 70 ginásios esportivos, o que representa o triplo do número existente em 2015.

População comemora

O espaço estava completamente deteriorado, mas, após as reformas, poderá abrigar os deodorenses que desejam praticar atividades físicas ou realizar ações culturais.

O mestre de obras José Robson da Silva explica que o ginásio recebeu serviços de pintura, manutenção na iluminação, além de novos piso e as portas. “Também construímos a arquibancada, fizemos pintura e quadra de areia, em frente ao ginásio”, diz.

José Walisson da Silva Santos, de 18 anos, também trabalhou na reforma. A obra lhe traz uma alegria especial, pois ele mesmo também utilizará o espaço esportivo.

“O local estava muito abandonado, entrava quem queria para fazer o que quisesse. Agora, vai ter uma organização. Mesmo deteriorado, nós já usávamos o local para jogar bola e, com essa reforma, ficou muito melhor. Tenho orgulho desta obra, pois poderei falar a todos que eu ajudei a melhorar o ginásio”, comemora Santos.

Jailson da Hora, de 46 anos, também trabalhou na obra, capinando o terreno. Ele conta que não vai utilizar o ginásio, mas fica feliz pelas gerações futuras que vão aproveitar o espaço. “Tenho duas filhas que estudam em escolas do município. Assim como toda a comunidade, elas vão aproveitar o local, que está muito bonito. Antigamente, o mato cobria tudo, era tudo quebrado e muito feio”, afirma Hora.

O sentimento de alegria e felicidade ultrapassa as quatro linhas que delimitam o cenário esportivo e percorre toda a rua. Ester Marise de Oliveira, de 19 anos, é moradora da Vila Altina há mais de 15 anos. Estudante da Escola Estadual Rosa da Fonseca, ela reconhece a melhoria estrutural no ginásio.

“Ele não tinha uma estrutura adequada. Faltava arquibancada, a fachada era feia, os moradores daqui pulavam os muros para usar a quadra. Agora ele está lindo, chamando muita atenção e com as portas abertas para todo mundo.”, comemora Ester.