Segunda, 09 Outubro 2017 17:10
OBRAS VIÁRIAS

Eixo Quartel deve ser entregue ainda este ano, projeta governador

Segundo Renan Filho, o fim do período chuvoso possibilitou a retomada das obras viárias em todo o Estado

Contruídos com cursos do Governo do Estado, Eixos Quartel e Cepa darão maior fluidez ao trânsito no entorno da Avenida Fernandes Lima Contruídos com cursos do Governo do Estado, Eixos Quartel e Cepa darão maior fluidez ao trânsito no entorno da Avenida Fernandes Lima (Fotos: Adailson Calheiros)
Texto de Severino Carvalho

O governador Renan Filho afirmou, nesta segunda-feira (9), que espera entregar as obras do Eixo Viário do Quartel até o fim deste ano e, no primeiro semestre de 2018, o Eixo Viário do Cepa. Segundo ele, com o fim do período chuvoso, os trabalhos foram acelerados em todo o Estado, fazendo com que as obras viárias avancem.

“Eu espero entregar o Eixo do Quartel ainda este ano e o Eixo do Cepa no começo de 2018. As duas obras, feitas com recursos próprios do Governo do Estado, são muito importantes para dar maior fluidez ao trânsito no entorno da Avenida Fernandes Lima”, disse o governador, em entrevista coletiva antes da solenidade de entrega da reforma da Escola Estadual Princesa Isabel, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa).

As obras dos Eixos Viários do Cepa e do Quartel estão orçadas em R$ 20 milhões. O Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de comprimento, com início na Rua Marieta Lages, no Farol, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta.

O Eixo Cepa, por sua vez, terá cerca de nove quilômetros de extensão. O binário tem início entre as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, e vai até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Gruta de Lourdes.

Renan Filho lembrou que o inverno rigoroso em Alagoas prejudicou o bom andamento das obras viárias em todo o Estado. A estiagem, entretanto, permitiu a retomada do ritmo de trabalho.

“Retomamos obras muito importantes, a exemplo da duplicação de Maceió a Arapiraca (AL-220), no trecho da Barra de São Miguel a São Miguel dos Campos. Retomamos a duplicação da AL-101 Norte, bem como as obras viárias no Sertão de Alagoas, a exemplo da estrada que liga Olho D’Água das Flores a Santana do Ipanema, e o acesso a Marechal Deodoro. Também foi dada a ordem de serviço para a construção da rodovia que liga Rio Largo a Chã do Pilar, no Distrito Industrial”, citou Renan Filho.

Segundo o governador, outra obra que caminha para a conclusão é a Alça da Flamenguinha, que aproxima o Litoral Norte do Estado, a partir de São Luís do Quitunde, da parte alta de Maceió.

“Estamos acelerando a construção da estrada que liga o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ao Benedito Bentes e a duplicação do acesso a este bairro, que é uma obra fundamental. Vamos intensificar, ainda, as ações para a construção do viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), garantiu.

Saúde

Na área da saúde, as obras para a construção dos hospitais da Mulher e Metropolitano, em Maceió, bem como as do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, seguem avançando, citou o governador. Outras duas obras serão licitadas em breve para a edificação dos hospitais regionais da Zona da Mata, em União dos Palmares; e do Sertão, em Delmiro Gouveia.

“O Estado avança com a construção de escolas, hospitais; com os Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp), com novas estradas. Isso é muito importante, sobretudo nesse momento de dificuldade econômica que vive o Brasil. Aqui, a gente enfrenta a crise com muito trabalho, de cabeça erguida e entregando muitas realizações. Só aqui no Cepa mais de 50 homens estão trabalhando, sem contar os que estão atuando dentro das escolas que estão sendo reformadas”, concluiu Renan Filho.