Quarta, 23 Março 2016 17:56
FACILITA ALAGOAS

Juceal e Bombeiros se reúnem para definir simplificação de serviços

Encontro aconteceu na sede da CBMAL e contou com a participação de representantes do Sebrae/AL

Texto de Aline Saphier

Representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) se reuniram, nesta terça-feira (22), a fim de aprimorar os serviços oferecidos pelos militares ao empresariado através do Portal Facilita Alagoas. O encontro foi realizado na sede da CMBMAL, no bairro Trapiche, em Maceió.

Entre os assuntos pautados, foram buscadas soluções para o elevado número de solicitações de documentação colocadas em exigência pelos militares. Um dos principais problemas vistos é que, depois de geradas, as taxas pelos documentos não são pagas. O único caso em que estão isentos do pagamento são os Microempreendedores Individuais (MEIs).

Na oportunidade, ainda foram acrescentadas sugestões para o aprimoramento do Sistema de Acompanhamento de Projetos de Segurança (SAPS), que é integrado ao Facilita Alagoas, e para evolução da gerência dos serviços, como capacitações para os bombeiros de todo o Estado e atualização do sistema.

Presente na reunião, a gerente operacional da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Estado, Mariana Torres, reforçou os tipos de documentos disponíveis no portal, que são diferenciados de acordo com o risco da empresa.

A gerente destacou ainda que as informações empresariais registradas são compartilhadas com as outras secretarias e os outros órgãos integrados à Redesim, assim como  os alvarás e as licenças obtidas por cada empresa.

O CBMAL foi integrado à Redesim em novembro de 2012. Em Alagoas, a rede foi iniciada em 2011 e administrada pela Juceal, contando com a parceria do Sebrae/AL.