Terça, 12 Setembro 2017 18:28
estímulos

Semana do Colaborador tem início com palestra direcionada à reeducandos

IMA/AL promove uma semana de cuidados voltada aos prestadores de serviço do órgão

Rafaela Portela levou os reeducandos a observarem mais suas qualidades, e não desacreditarem de sua capacidade Rafaela Portela levou os reeducandos a observarem mais suas qualidades, e não desacreditarem de sua capacidade Foto: Ascom/IMA
Texto de Wanessa Santos

Teve início na manhã dessa terça-feira (12) a Semana do Colaborador do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). As atividades são direcionadas para todos os prestadores de serviços do IMA/AL e foram iniciadas com um curso com a coach de desempenho, Rafaela Portela, voltada aos 24 reeducados que trabalham no órgão ambiental.

A palestra aconteceu no auditório do Instituto de forma descontraída e com boa interação entre os participantes. Rafaela Portela, que atua há um ano como coach – profissional que pode ser considerado um treinador que assessora o cliente sobre a definição de ações e como agir em direção a seus objetivos, estimulou os reeducandos a refletir sobre os seus sonhos e o modo como os estão buscando.

Os reeducandos responderam as questões levantadas pela palestrante e expuseram seus receios e metas para suas vidas.

Rafaela Portela levou os reeducandos a observarem mais suas qualidades, e não desacreditarem de sua capacidade. Segundo ela, “o grande segredo para realizar sonhos é acreditar em si mesmo”, disse.

Uma das frases apresentadas no mini curso foi “se alguém perguntar do seu passado responda: eu não vivo mais lá”, como forma das pessoas direcionarem suas novas vidas, agora que estão dispostas a voltar ao convívio social.

Lidiana Olímpio, reeducanda que há quatro meses presta serviço ao IMA, foi umas das que mais interagiram durante o evento, contando como sua vida está refeita hoje, e como conseguiu educar sua filha dentro do contexto difícil em que vive. Sobre a palestra ela conta ter gostado muito! “Aprendi hoje que nunca devo desisti dos meus sonhos!”.

Programação

A Semana do Colaborador segue com atividades até a sexta-feira (15). Na quarta-feira (13) Rafaela Portela volta com uma palestra direcionada aos estagiários e jovens aprendizes do IMA/AL. Na quinta-feira (14) acontece um mutirão para cuidados com a saúde para todos os servidores.

Na sexta-feira (15), o encerramento fica por conta da comemoração dos aniversariantes do mês com palestra de Vivian Marcela dos Santos, sobre saúde mental, e o sorteio de brindes.