Quinta, 31 Agosto 2017 19:31
GOVERNO PRESENTE

Sedetur sinaliza oficinas de artesãos na região do Vale do Paraíba

Secretaria realiza ainda emissão e renovação da carteira do artesão nos municípios de Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia

Para o artesão Nilson Barbosa, iniciativa do Governo está transformando a vida dos artesãos e valorizando a produção artesanal do interior do Estado Para o artesão Nilson Barbosa, iniciativa do Governo está transformando a vida dos artesãos e valorizando a produção artesanal do interior do Estado (Fotos: Kaio Fragoso)
Texto de Andressa Alves e Morena Melo

Quem passar pelos municípios do Vale do Paraíba poderá, a partir de agora, identificar onde é produzido o artesanato alagoano na região. Nesta quinta-feira (31), durante a 7ª edição do Governo Presente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizou a sinalização das oficinas e ateliês de artesãos residentes nos municípios de Atalaia, Capela, Cajueiro e Viçosa, mapeando os espaços para facilitar sua identificação.

A ação, que faz parte do projeto Alagoas Feita à Mão, contemplou as oficinas do Mestre João das Alagoas, Mestra Sil e Associação Mimos de Dona Peró, em Capela; Associação Cajuart, em Cajueiro; Projeto Fibrachã, em Atalaia, e a oficina do artesão Nilson Barbosa, que trabalha com a tipologia madeira.

Para Nilson Barbosa, artesão há 25 anos, o Governo de Alagoas vem transformando a vida dos artesãos, indo além da capital ao valorizar a produção artesanal do interior do Estado e ressaltando a singularidade de cada profissional.

"Essa placa chegou na minha vida no momento em que eu mais estava precisando. A gente vive em um país em que se abrem janelas de possibilidades, mas muito mais para as pessoas que possuem influência. Agora, com essa nova administração e com o apoio da Dona Renata Calheiros (primeira-dama do Estado), toda cultura alagoana vem ganhando força. Com essa placa, o turista que passar aqui já sabe onde é a casa do Nilson. Isso é gratificante e eu agradeço muito", comemorou Nilson Barbosa.

O mapeamento e identificação das oficinas, iniciado em julho de 2016, é dividido por região e já foi realizado no Litoral Norte, Agreste, Zona da Mata e na Ilha do Ferro. O projeto deve ser concluído em todo o Estado até o final deste ano.

“A região do Vale do Paraíba é uma das mais ricas em produção artesanal, com variedade de tipologias que fazem com que as pessoas conheçam a singularidade do artesanato alagoano", ressaltou a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Carteira do artesão

Entre os dias 31 e 1º de setembro, a equipe de Gerência e Design de Artesanato da Sedetur realiza, também, a emissão e renovação da carteira do artesão. Hoje, 31, a atividade aconteceu na Secretaria de Cultura de Viçosa e no Clube Litero Cajueirense, em Cajueiro.

Nesta sexta-feira (1º), o cadastro e recadastro será em Capela e Atalaia, na Escola Estadual Torquato Cabral e na Secretaria de Esportes, respectivamente.