Quarta, 30 Agosto 2017 18:38
GOVERNO PRESENTE

Seprev promove seminário sobre mediação de conflitos em Cajueiro

Evento integrou o cronograma do Governo Presente e contemplou também os municípios de Capela, Atalaia e Viçosa

Iniciativa busca a resolução e mediação de conflitos como instrumento de promoção da cidadania e prevenção à violência Iniciativa busca a resolução e mediação de conflitos como instrumento de promoção da cidadania e prevenção à violência (Fotos: Ascom/Seprev)
Texto de Victor Brasil

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) antecipou a sua agenda de atividades do Governo Presente, que acontece nesta quinta (31), sexta (1º) e sábado (2), na região do Vale do Paraíba.

É que nesta quarta-feira (30), o órgão realizou, em Cajueiro, o primeiro Seminário Mediação de Conflito como Instrumento de Cidadania.

O encontro, que contemplou ainda os municípios de Viçosa, Capela e Atalaia, visou proporcionar uma fundamentação e temas necessários para a atuação na área de conciliação e mediação comunitária, que se apresenta como meio de resolução de conflitos sociais e prevenção da violência.

O seminário contou com uma palestra da advogada e mestranda em Direitos Fundamentais, Paula Fazio, que também é instrutora em formação de Conciliação e Mediação Judicial.

“O tema vai fazer com que as pessoas conversem mais, tentem resolver problemas com conciliação, evitando que venha a acontecer casos de violência, além de reduzir o número de processos no Judiciário”, enfatizou a advogada Paula Fazio.

Segundo a gerente de Acesso à Justiça e Cidadania, Alba Toledo, a iniciativa da Seprev é disseminar a prática de resolução e mediação de conflitos como um instrumento de promoção da cidadania e prevenção à violência em todos os municípios de Alagoas.

“Este é um trabalho que já desenvolvemos em Maceió, por meio dos serviços ofertados tanto na Casa de Direitos quanto na Casa da Cidadania. Queremos expandir este atendimento e reduzir a violência em todo o Estado”, disse Alba Toledo.

Ao final do evento, o prefeito de Cajueiro, Palmery Neto, agradeceu a iniciativa da Seprev, que escolheu o município para sediar este encontro. “Este é um tema muito inovador e importante para a comunidade. O Governo de Alagoas está de parabéns pela iniciativa”, destacou.