Terça, 29 Agosto 2017 15:10
7º Governo Presente

Sedetur promove artesanato, desenvolvimento econômico e turismo no Vale do Paraíba

Concessão de incentivos fiscais, abertura de Juceal Express e press trip fazem parte da programação

Texto de Andressa Alves

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) preparou uma série de ações que irá beneficiar a população da região do Vale do Paraíba durante a 7ª edição do Governo Presente.

O evento acontece entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, contemplando os municípios de Atalaia, Capela, Viçosa, Chã Preta, Cajueiro, Mar Vermelho, Pindoba, Paulo Jacinto e Quebrangulo.

Na quinta-feira (31), a programação tem início com a abertura do Juceal Express em Viçosa, com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

Em seguida, Helder Lima realiza a entrega de um kit solar térmico na Escola Estadual Joaquim Diegues, em Viçosa. O equipamento é voltado para o aquecimento da água utilizada na higienização dos utensílios de cozinha da instituição.

À tarde, o secretário segue para Mar Vermelho, onde participará de um encontro com prefeitos e empresários de Pindoba, Paulo Jacinto, e Viçosa para discutir as principais demandas do setor produtivo da região.

Na sexta-feira (1º), o Governo do Estado assinará, em Capela, os convênios para construção do Centro Cultural Multiuso e para reforma da oficina do mestre artesão João das Alagoas, além da concessão de incentivos fiscais para a indústria Atalaia Mineração, em Atalaia. No sábado (2), realiza visita técnica ao Engenho das Alagoas, em Pindoba.

Ações

Na quarta-feira (30), a gerência de Design e Artesanato da Sedetur já inicia o trabalho de aplicação de placas de identificação ‘Alagoas feito à mão’ nas oficinas dos artesãos de Capela, Cajueiro, Viçosa e Atalaia. Dentre as oficinas contempladas estão a do mestre João das Alagoas e da Mestra Sil.

O cadastro e recadastro dos artesãos têm início na quinta-feira (31) e seguem até o sábado (02), contemplando todos os municípios que fazem parte do Governo Presente.

No segmento do Turismo, a Sedetur promoverá, na quinta-feira (31), um press trip com jornalistas e influenciadores digitais de Alagoas, para apresentar os principais atrativos turísticos da região.

O passeio conta com visitas à oficina de João das Alagoas e ao famoso Caldinho de Capela, além da Fazenda Boa Sorte, em Viçosa, e ao Aras de Vitória, localizado em Mar Vermelho. A equipe de turismo realizará, também, o cadastro de empreendimentos turísticos no Cadastur nas cidades de Capela, Viçosa e Cajueiro.

A programação do dia 31 contará, ainda, com uma consultoria dirigida voltada para o aprimoramento da produção das costureiras e artesãs de Capela e a realização do evento Café com Negócios, em Cajueiro.

Já a Superintendência de Indústria, Comércio e Serviços implantará, em parceria com a Junta Comercial do Estado de Alagoas, mais quatro unidades da Juceal Express – Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Cajueiro.