Quinta, 10 Agosto 2017 16:32
Protagonismo Juvenil

Troca de experiências marcam II Encontro Estadual de Grêmios Estudantis

Egreal segue até a sexta-feira (11), no Centro de Formação Ib Gatto Falcão, no Cepa, com a mesa redonda “protagonismo juvenil em destaque\"

Vinte e seis grêmios, sendo dois por Gerência Regional de Educação (gere), representam as mais de 120 gremiações em atuação na rede pública estadual. Vinte e seis grêmios, sendo dois por Gerência Regional de Educação (gere), representam as mais de 120 gremiações em atuação na rede pública estadual. Fotos: José Demétrio
Texto de Manuella Nobre

Principal espaço de promoção do protagonismo juvenil na escola, os grêmios estudantis promovem até sexta-feira (11), no Centro de Formação Ib Gatto Falcão, no Cepa, o II Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis (Egreal), dentro das ações do terceiro dia do Encontro Estudantil realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A abertura contou com a apresentação cultural  do coral da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro.

Vinte e seis grêmios, sendo dois por Gerência Regional de Educação (gere), representam as mais de 120 agremiações em atuação na rede pública estadual.

Destacando a importância da atuação dos grêmios, a supervisora de integração escola e comunidade, Dileusa Costa, explica que neste primeiro dia eles apresentam e discutem, em rodas de conversas, ações exitosas realizadas em todo ano letivo. E voltam a se reunir amanhã, articulados com os estudantes destaques da rede, para mesa redonda mediada pelos estudantes do Clube Estudantil das Escolas de Ensino Integral, para construção de novos projetos.

“O protagonismo estudantil, valorizado pela Seduc, é uma forma destes estudantes construírem junto com os profissionais o que se espera da educação. E o grêmio estudantil é um mediador importante no sentido de envolver e representar este segmento aluno no fazer da escola. O objetivo maior do grêmio é este, integrar estes estudantes, a partir do protagonismo juvenil, nas atividades promovidas pela escola”, explica Dileusa.

Em atuação

E os gremistas levam a sério, não só este como outros papéis, como o de ensinar. É o caso do projeto Diversão e Arte, desenvolvido pelo grêmio da Escola Estadual Eunice de Lemos Campos, Benedito Bentes, com a promoção de aulas extracurriculares de dança, teatro, violão, e informática.

“Estamos querendo fazer estas ações para combater a evasão escolar, fazer com que os alunos permaneçam na escola, e também para promoção da saúde, melhoria mental, a interação dos alunos”, declara o gremista Cleverton Edvaldo.

E a sua professora de inglês, Nicolle Azevedo, que acompanha a equipe, aprova. “O projeto é importante e de grande incentivo para os alunos, pelo fator emocional, promove elevação da autoestima. A arte tem este poder e os meninos precisam sair da zona de conforto. E, no papel de professores, repensar atitudes, e quem sabe a escolha de uma profissão, ampliar os horizontes”, considera.

Solidariedade e integração com a comunidade também faz parte da atuação do grêmio Atitude, da Escola Estadual Fernandina Malta, pela 12ª gere. “É muito importante ter um grêmio atuante, dentro e fora da escola, porque a comunidade escolar precisa, principalmente o aluno, reconhecer este papel do grêmio, mas também agir no apoio à comunidade, como no nosso projeto ‘Soliday’, onde arrecadamos donativos e distribuímos com famílias mais carentes. Queremos promover projetos futuros e esta troca de experiências deste encontro vai ser muito importante para isto”, afirma Windson Correia.

Premiações – Segundo Dileusa Costa, serão reconhecidas as ações exitosas efetivadas nas unidades de ensino, bem como os projetos apresentados na mesa mediada pelos estudantes do clube, onde o projeto ganhador será implantado nas escolas de Ensino Médio da rede estadual.