Quarta, 09 Agosto 2017 08:43
RESTITUIÇÕES

Alagoas Previdência recupera mais de R$ 550 mil no primeiro semestre de 2017

Montante foi devolvido por meio de cobrança administrativa feita às famílias dos beneficiários, após quatro mutirões realizados pelo órgão

No primeiro semestre deste ano, a Alagoas Previdência realizou quatro mutirões No primeiro semestre deste ano, a Alagoas Previdência realizou quatro mutirões Laura Pedrosa
Texto de Lílian Tourinho

A Alagoas Previdência recupera, no primeiro semestre deste ano, mais de meio milhão de reais referentes a valores pagos indevidamente após o óbito de beneficiários.

O montante, um total de R$ 552.973,77, foi devolvido por meio de cobrança administrativa feita às famílias dos segurados. Funciona assim: os beneficiários morrem e a família não comunica de imediato. Então, o benefício acaba sendo depositado, às vezes, por vários meses, até que o órgão previdenciário seja informado do falecimento ou haja cruzamento com o Sistema Informatizado de Óbito (Sisobi).

No primeiro semestre deste ano, a Alagoas Previdência realizou quatro mutirões, com um total de 344 processos de valores com apuração de recebimento indevido, na maioria, casos pós-óbito.

O presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, relatou que, após requisitadas as informações aos bancos e comprovados os saques indevidos, os familiares são convocados para a devida restituição.

“Quando há valores a serem ressarcidos, a nossa Coordenação Jurídico-Administrativo notifica os familiares para que compareçam à Alagoas Previdência e, se comprovado, restituam o que sacaram indevidamente”, explica Roberto Moisés.

O presidente anunciou ainda qu,e até o fim do ano, a autarquia pretende recuperar mais de R$ 1 milhão.