Quinta, 10 Março 2016 16:37
Além do apito!

Primeira edição dos Jogos Indígenas de Alagoas está em fase de construção

Representantes alagoanos estiveram nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e serão replicadores no estado

Entre as modalidades em disputa, o arco e flh Entre as modalidades em disputa, o arco e flh Foto: Uol Notícias
Texto de Livia Holanda

Está em andamento a construção da primeira edição dos Jogos Indígenas de Alagoas. É o que garante a secretária da pasta de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba.

A partir do segundo semestre, mais precisamente em meados de outubro, uma comissão será formada com representantes das pastas envolvidas – Direitos Humanos, Assistência Social, entre outras – para garantir a realização do projeto da melhor forma possível.

“Agora, nós estamos definindo a proporção do evento, que inicialmente seria local, mas outros estados demonstraram interesse em participar, e a ideia agora é ampliar para um caráter regional”, afirmou Petuba. Segundo ela, três estados do Nordeste e um do Norte já entraram em contato para que seus atletas participem.

No ano passado, 17 indígenas alagoanos estiveram nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, observando o andamento a fim de serem replicadores em Alagoas. No futuro, serão oferecidas oficinas de capacitação para arbitragem das diversas modalidades, como Tiro com Arco e Flecha, Cabo de Força, entre outras, além de outros treinamentos.

“A pretensão é fazer um calendário anual dos Jogos Indígenas de Alagoas”, finalizou a secretária Claudia Petuba.