Quarta, 17 Maio 2017 08:42
MAIS BENEFÍCIOS

Governador e prefeito visitam obras de abastecimento de água em Murici

Até dezembro deste ano, os serviços serão concluídos

Texto de Severino Carvalho

O governador Renan Filho e o prefeito de Murici, Olavo Neto, visitaram, na tarde desta terça-feira (16), as obras de recuperação e ampliação do sistema de abastecimento de água, que atende o município. Renan Filho espera que, até dezembro deste ano, os serviços estejam concluídos.

A obra é orçada em R$ 6,7 milhões, recursos do governo do Estado e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), beneficiando uma população de mais de 30 mil pessoas.
Renan Filho e Olavo Neto estiveram na Fazenda Cansanção, onde está sendo construída uma estação de tratamento de água.

“A estação vai reunir a água do Gravatá e da Bigodeira e impulsionará para a cidade, depois de ser tratada. Do outro lado, nós vamos tirar água da Cachoeira, ou de outro afluente, para abastecer também a parte alta de Murici”, explicou Renan Filho.

O gestor recordou que, quando prefeito de Murici, tentou executar a obra, mas não conseguiu fazê-la, por conta do alto investimento.

“Desde quando fui prefeito daqui eu lutava para resolver esse problema. Como prefeito tive algumas dificuldades, porque, sozinho, não dá. Mas, como governador acompanhe: eu vou resolver o problema do abastecimento de água de Murici e por isso vim hoje aqui, ao lado do prefeito Olavo Neto, acompanhar as obras”, afirmou.

O governador esteve, mais cedo, inaugurando a Escola em Tempo Integral Professora Benedita Maria Rufino das Chagas Coelho. Murici completa nesta terça-feira, 125 anos de emancipação política. Em seu discurso, Renan Filho chamou a atenção para a escassez de chuvas na região e a crise hídrica que se instalou.

“Aqui em Murici sempre chove no dia 16 de maio. É muito raro não chover nesta data, o que demonstra que a restrição hídrica que a gente está vivendo é muito dura. Ela está modificando o clima nos últimos anos”, observou.

Para resolver o problema do desabastecimento de Murici, o governo do Estado está executando as obras de recuperação e ampliação do sistema, que atende o município, cuja ordem de serviço foi assinada em abril, durante a sexta edição do Governo Presente.

As estruturas de abastecimento que serão recuperadas e ampliadas são: captação, barragem, estações elevatórias de água bruta, reservatório, adutora e estação de tratamento.

As benfeitorias vão proporcionar incremento de oferta e melhoria na qualidade da água distribuída pela Casal, garantindo o abastecimento com regularidade à população de Murici pelos próximos 20 anos.