Sexta, 05 Maio 2017 09:48
ENCONTRO PRODUTIVO

Gestores e estudantes debatem o esporte em Fórum promovido pela Selaj

Evento teve como temas o uso das mídias e a aplicação do paradesporto em Alagoas

Evento idealizado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude cumpriu meta de abordar temas diferentes em cada uma das suas edições Evento idealizado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude cumpriu meta de abordar temas diferentes em cada uma das suas edições Ascom
Texto de Paulo Chancey Junior

“Uma oportunidade de tirar dúvidas, discutir as dificuldades e buscar alternativas junto a Secretaria de Estado do Esporte e também companheiros gestores municipais”. Essa foi avaliação de Wilson Macena, secretário de esportes da cidade de Cajueiro após a participação no Fórum Permanente de Gestores Municipais de Esporte, que reuniu gestores, dirigentes, atletas e estudantes na quinta-feira (4), no auditório da Faculdade Estácio-FAL.

O evento idealizado e organizado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) cumpriu a meta de abordar temas diferentes em cada uma das suas edições, bem como atrair um público que vai além dos gestores, como comentou a secretária Claudia Petuba.

“Diariamente nós recebemos representantes municipais ligados às secretarias municipais de esporte, bem como envolvidos em projetos de lazer e juventude. Mas colocar todas essas pessoas juntas para que possamos debater e buscar soluções juntos é de uma importância fundamental para o desenvolvimento do esporte, principalmente quando ampliamos o alcance e trazemos atletas e estudantes para o debate”, afirmou.

Diretor-geral da Faculdade Estácio FAL, Vágner Herculano enalteceu a iniciativa, uma vez que estudantes do curso de educação física também participaram do evento. “Nos mais diversos cursos que oferecemos na instituição, nós buscamos capacitar esses jovens não apenas no que se trata do ambiente acadêmico, mas também criar oportunidades de direcionamento para cada um deles. Neste caso específico, os alunos do curso de educação física conseguem ver a atividade, o esporte de uma forma diferente, com quem está no ramo e tudo que cerca o ramo”, avaliou.

A programação do evento contou com três momentos. A primeira palestra foi conduzida pelo assessor de comunicação da Selaj e jornalista esportivo Paulo Chancey Junior e tratou do “Uso das redes sociais no esporte”, seguida pela apresentação do desportista Diego Calado, que trouxe o tema “Desenvolvimento do paradesporto, inclusão e valorização da pessoa com deficiência”.

Fechando o evento, uma plenária foi aberta para discussão do desenvolvimento do esporte em Alagoas. A mesa foi composta pelo secretário executivo da Selaj, Charles Hebert, o técnico em Rendimento Ricardo Souza e novamente Diego Calado e Paulo Chancey Junior, que abordaram assuntos referentes ao esporte em Alagoas e responderam perguntas dos participantes.

Estudante de educação física, Emanoel Born se mostrou empolgado quanto a participação no evento. “Confesso que me abriu os olhos de uma forma diferente. As vezes projetamos o curso focados num só caminho, mas a atividade física, o esporte, é muito abrangente. Pretendo me dedicar mais aos temas abordados aqui e acompanhar de perto a organização de eventos, a valorização do esporte amador, o paradesporto. Gostei muito”, disse.

A Selaj, através da Superintendência de Rendimento e Inclusão Social, já planeja a próxima edição do Fórum com direito a abordagem de outros temas e ampliando o número e os setores que participarão do evento.