Terça, 02 Maio 2017 10:44

Secretário Pablo Viana toma posse na Academia de Educação

Solenidade aconteceu no Centro de Convenções e reuniu 40 educadores de Alagoas

Texto de Geysa Miranda

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e professor, Pablo Viana, tomou posse como acadêmico fundador da Academia Alagoana de Educação (Acale), na última sexta-feira (28), entre os demais imortais notáveis. A solenidade aconteceu no espaço Cultural  e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, e reuniu 40 educadores de Alagoas que vêm contribuindo vigorosamente para o desenvolvimento da educação no Estado.

O secretário ocupa a cadeira de número 32 e tem como seu patrono o alagoano escritor, professor, jurista e empresário Oscar Joseph de Plácido e Silva, ou De Plácido e Silva, como é mais conhecido. Ele deixou um grande legado para educação, que foi o desenvolvimento de um dos principais dicionários jurídicos do Brasil que se chama “De Plácido e Silva Vocabulário Jurídico.

A Acale é uma associação cultural e educacional sem fins lucrativos que tem por finalidade investir em estudos e pesquisas, consultas entre outras competências. Os imortais da Acale, contribuirão com a valorização e a socialização da produção do conhecimento com a finalidade de proporcionar um avanço nos índices de educação, bem como na formação de uma sociedade mais desenvolvida.

Pablo Viana é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), com doutorado sandwich na University of California, Riverside (2005) e pós-doutorado na Linköping University, Suécia (2014). Concluiu o Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Graduação pela Universidade Federal de Alagoas (1999). É também professor da Universidade Federal de Alagoas, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em tecnologia, inovação e empreendedorismo. Possui experiência acadêmica e profissional em gestão da inovação e no desenvolvimento de novos produtos, baseados em hardware de alto desempenhoAlagoana de Educação.