Notícias

AGÊNCIA ALAGOAS

Governo do Estado de Alagoas

O Programa Vida Nova nas Grotas avança na capital. Já são 28 comunidades beneficiadas com obras de mobilidade urbana e outras 26 com serviços em execução. A meta em 2020 é levar as benfeitorias a 100 localidades, melhorando a vida de mais de 250 mil maceioenses. Neste sábado (18), os beneficiados foram os cerca de 800 moradores da Grota Belo Monte, no Jacintinho.

O governador Renan Filho entregou mais de 500 metros de escadarias, 280 metros de corrimão e 110 metros de canaleta, além de 80 metros de meio fio e 270 metros quadrados de passeio. O valor investido na comunidade foi da ordem de R$ 626 mil, em recursos próprios do Estado de Alagoas. 

Inauguração das revitalização da Grota de Belo Monte, Jacintinho. (Foto: Márcio Ferreira)

Belo Monte é a sexta localidade atendida pelo Vida Nova nas Grotas só no Jacintinho, um dos maiores e mais populosos bairros da capital. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Deixando a frieza dos números de lado, o Vida Nova traduz sentimentos. É o sentir-se cidadão, o abraço e o sorriso de satisfação de dona Maria de Lourdes da Silva, 76 anos, moradora da Grota Belo Monte. “Moro aqui há mais de 20 anos e nunca teve benefício de nada aqui. É a primeira vez que estou vendo essa coisa linda. Antes era muito ruim, um barro triste, mas agora está uma delícia”, confessou a moradora, que fez questão de agradecer ao governador, que visitou a casa dela neste sábado (18), quando da entrega das obras à comunidade.

Dona Vânia Maria Dantas, Grota Belo Monte (Foto: Márcio Ferreira)

"Nada é mais gratificante do que ver o sorriso no rosto das pessoas, ao entregar uma obra tão importante socialmente como é o Vida Nova nas Grotas", confessou o governador, encharcado de suor e do sentimento de dever cumprido. “Só o senhor mesmo, governador, para subir e descer escadaria para nos ver”, arrematou dona Vânia Maria Dantas, antes de dar um abraço de agradecimento em Renan Filho.

A comunidade do Jacintinho também foi beneficiada com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a instalação do Ronda no Bairro, programa exitoso de Segurança Pública e de proximidade com o cidadão.

“O Vida Nova nas Grotas eleva a autoestima das pessoas, chega aonde o Estado nunca tinha chegado antes e faz o poder público se aproximar do cidadão, melhorando a vida de todos”, completou Renan Filho, ao citar o caso de dona Luíza, moradora da Grota Belo Monte.

Inauguração das revitalização da Grota de Belo Monte, Jacintinho. (Foto: Márcio Ferreira)

Além das obras estruturantes, o Vida Nova instalou uma rampa de acesso à casa dela, proporcionando acessibilidade ao marido, que teve a mobilidade reduzida por causa de um acidente vascular cerebral (AVC). “São exemplos como esse que nos dão mais força para a gente chegar em todos os lugares e melhorar a vida das pessoas”, acrescentou Renan Filho.

Além das melhorias estruturais externas, o Vida Nova passou a cuidar das casas das pessoas. O Programa vai beneficiar 8 mil moradias por meio de reformas estruturais até o final do ano. As obras já beneficiam 400 moradias, executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

“Nós vamos chegar até a última grota de Maceió. A população pode aguardar”, prometeu o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ao lado do coordenador do Vida Nova nas Grotas, Neri Almeida.

Inauguração das revitalização da Grota de Belo Monte, Jacintinho. (Foto: Márcio Ferreira)

“O Vida Nova nas Grotas leva dignidade para essas pessoas tão carentes, que há décadas nunca foram olhadas pelo poder público. Nesse governo, vamos chegar até as cem grotas de nossa capital, levando dignidade para toda essa população”, reforçou.

Grandes mudanças

O programa nasceu em 2016, intitulado inicialmente de Pequenas Obras Grandes Mudanças, com intuito de transformar a vida das pessoas residentes em grotas de Maceió e, indiretamente, de todo o município. A princípio, o objetivo era proporcionar melhorias em mobilidade urbana.

Ao longo dos meses, porém, a iniciativa cresceu, ganhou notoriedade e passou a se chamar Vida Nova nas Grotas com a chegada de um forte aliado: o ONU-Habitat, que instalou em Alagoas seu primeiro escritório no Nordeste, em outubro de 2017.

Inauguração das revitalização da Grota de Belo Monte, Jacintinho. (Foto: Márcio Ferreira)

A parceria com o ONU-Habitat leva, além da melhoria em mobilidade para as comunidades, programas de inclusão social, meio ambiente, qualidade de vida, infraestrutura e empreendedorismo. “A ONU ajuda a estruturar, cada vez mais, o Vida Nova nas Grotas, a trazer resultados melhores ao medir os indicadores sociais. Então, esse trabalho é importante porque aponta os caminhos que devemos seguir”, observou Renan Filho.

O Vida Nova nas Grotas foi reconhecido internacionalmente, ao sagrar-se um dos vencedores do concurso Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entregue durante cerimônia realizada ano passado na Argentina.

 

A terceira etapa do Mutirão de Cirurgias fechou o seu primeiro dia com a realização de 417 atendimentos e 184 cirurgias agendadas, sendo 46 homens, 10 crianças e 128 mulheres. O programa busca diminuir as filas de espera para procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, além de retirada de mioma e pedra na vesícula.

A iniciativa será realizada até às 17 horas deste sábado (18), ao lado do terminal de ônibus do Conjunto Osman Loureiro, no bairro Clima Bom, em Maceió. Na “Cidade da Saúde”, os pacientes passam pela triagem e posteriormente são encaminhados para exames de sangue, ultrassom e raios-X, além de consulta com um médico, para que as pessoas já saiam do local com a cirurgia devidamente agendada.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Geonice Peixoto, o Mutirão de Cirurgias mantém o seu objetivo de conseguir realizar cinco mil cirurgias até meados deste ano, inclusive, expandindo o programa para outras regiões do Estado.

No primeiro dia do Mutirão Cirurgias foram agendados mais de 140 procedimentos; iniciativa prossegue até sábado (18) (Carla Cleto)

No segundo dia do Mutirão de Cirurgias, Maurício Santos, de 42 anos, conseguiu agendar o seu procedimento para a retirada de uma hérnia umbilical. “Fiz todos os exames, fui muito bem tratado e consegui o agendamento para cirurgia de hérnia umbilical. Um grande avanço”, complementou.

Para Luiz Calixto, de 66 anos, o programa representa uma esperança. Residente no município de Flexeiras, ele também obteve êxito na marcação de sua cirurgia. “Foi tudo muito tranquilo. Estou no aguardo apenas de chegar o dia para ser operado e retirar essa hérnia que vem prejudicando a minha saúde”, diz.

Com o mutirão, a jovem Maria Conceição conseguiu concluir uma espera que dura mais de um ano. “Consegui agendar minha cirurgia de hérnia para setede fevereiro. Estou feliz em conseguir, finalmente, resolver esse problema”, reforçou.

No primeiro dia do Mutirão Cirurgias foram agendados mais de 140 procedimentos; iniciativa prossegue até sábado (18) (Carla Cleto)

Já para Rosa Duarte, à espera pela realização da cirurgia se arrastava por três anos. “A minha expectativa foi superada. Com todo esse atendimento no programa Mutirão de Cirurgias, percebi que o Governo de Alagoas demonstra que saúde é prioridade. A minha cirurgia está marcada para fevereiro. Tudo isso em pouco tempo de espera”, finalizou.

O Programa Mutirão de Cirurgias segue até este sábado. A assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde, Geonice Peixoto, faz questão de lembrar que nos dias em que a iniciativa estiver no bairro do Clima Bom, a população que necessita dos serviços deve chegar ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. “É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios”, diz.

Desde a primeira etapa de triagens, iniciada no último dia 5 de dezembro, 235 cirurgias já foram realizadas. Uma nova edição do programa da Saúde Alagoas está agendada para os dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro.

O carnaval em Maceió promete ser agitado. Isso porque a Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do país, anunciou novos voos extras para o período com destino à capital alagoana. As operações partem de Recife e Belo Horizonte nos dias 20, 22, 26 e 29 de fevereiro.

 De Recife serão três frequências, nos dias 20, 22 e 26 de fevereiro, partindo da capital pernambucana nos horários de 20h30 e 03h05, com cinquenta minutos de viagem. Já para Belo Horizonte serão duas, nos dias 22 e 29 de fevereiro, saindo da capital mineira sempre às 15h50, com duração prevista de 2h15 de voo.

As operações atendem a dois dos principais mercados emissores de turistas para Alagoas. De acordo com os dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), os mineiros e os pernambucanos estão no top 5 do ranking de turistas nacionais para o estado; paulistas, cariocas e gaúchos completam a lista dos que mais nos visitam.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, os novos voos extras são fruto de negociação do Estado com a companhia e dos resultados significativos do Destino Alagoas. “A recuperação e ampliação da malha aérea do estado foi traço marcante de nosso trabalho em 2019; seguiremos colhendo os frutos nesta alta temporada de verão, inclusive no carnaval. Apesar de o nosso destino não ser um destino de folia, ainda é um dos mais procurados nacionalmente, principalmente para busca de descanso. Isso é essencial para nossa economia, porque mantém alta a ocupação hoteleira e movimenta toda a cadeia produtiva do turismo, gerando renda e oportunidade para os alagoanos”, frisa.

Incentivada

A Azul é uma das companhias aéreas incentivadas pelo Governo de Alagoas, com a redução de 12% para 5% dos impostos sobre o combustível de aviação (QAV), tornando a operação para o estado mais barata para a empresa, já que os custos com este insumo representam 35% dos honorários operacionais. 

Servidores públicos do Executivo alagoano terão agora mais chances de ter acesso a descontos em serviços de Saúde, Educação e Engenharia. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), fechou parceria com a Faculdade de Tecnologia Alagoana (FAT), com o Hospital de Olhos Santa Luzia e com a EcoProject para fortalecer a Política de Descontos para o Servidor.

Nas unidades do Antares e do Barro Duro da FAT, por exemplo, o desconto em serviços para o funcionalismo é de 30%. No Hospital dos Olhos Santa Luzia, os descontos são de 15% em cirurgias, de 30% em exames e procedimentos a laser e de 70% em consultas. Aqueles que têm interesse em garantir benefícios na área de energia solar também podem aproveitar a novidade com descontos de 10 a 15% nos serviços prestados pela EcoProjet.

“É importante frisar que muita gente pode ter acesso aos descontos. Além de os servidores alagoanos, seus cônjuges, companheiros, filhos e netos têm direito. Para conseguir as vantagens, é preciso apresentar, na empresa de interesse, contracheque, crachá funcional e documento oficial com foto”, explica a superintendente da Escola de Governo de Alagoas, que media a iniciativa, Lavínia Guimarães.

No caso de quem não faz parte do funcionalismo alagoano, além de a comprovação de parentesco, que se dá por meio dos documentos do servidor citados anteriormente, é preciso apresentar, também, certidão de casamento ou declaração de união estável, no caso do cônjuge ou companheiro, e documento de identificação com foto.

“A Política de Descontos é mais um projeto de valorização do servidor por parte do Estado. Além de garantir os descontos, os servidores também podem ser multiplicadores e levar a ideia para empresas e instituições de interesse. Em 2020, teremos muitos outros programas que também se voltam para esse mesmo propósito de desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, que trabalham diariamente pelo aperfeiçoamento do serviço público no estado”, pontua Lavínia.

Além da FAT, da EcoProjet e do Hospital dos Olhos, os servidores também têm descontos em instituições como a Dental Master, a Medicor e a SerHuno. Para saber mais informações sobre a Política de Descontos para o Servidor, basta clicar aqui.

A infraestrutura de transporte do programa Ronda no Bairro será modernizada. Neste domingo (19), o governador Renan Filho e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, entregam novos equipamentos que irão garantir mais eficácia e agilidade ao trabalho dos agentes de proximidade. O evento acontece a partir das 10h, no espaço Geruza Malta, na Rua Fechada da Ponta Verde.

Em reforço às modalidades de policiamento já utilizadas pelo programa – a pé, de carro, de moto e de bicicleta –, serão incorporados 30 patinetes eletrônicos para uso dos agentes que atuam nas áreas comerciais da orla de Maceió. Os equipamentos proporcionam mais mobilidade às patrulhas e asseguram mais modernidade às atividades desenvolvidas pelo Ronda no Bairro.

Parceiro estratégico do turismo, o programa tem apresentado reflexo direto nos resultados de segurança pública na capital alagoana. Aliados às belezas naturais, gastronomia singular, infraestrutura hoteleira e malha área qualificada, os resultados de prevenção e redução de violência se consolidam como diferenciais competitivos na atração de turistas para Alagoas.

Os povoados de Tatuamunha, Lages e Palmeira, em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, terão o sistema de abastecimento de água melhorado. O governador Renan Filho e o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, autorizaram, na tarde desta quinta-feira (16), o início das obras de reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA), que ampliarão a oferta em toda a região.

 Assinatura da Ordem de Serviço para obras de reforma da Estação de Tratamento de Água ETA de Porto de Pedras (Foto: Márcio Ferreira)

Renan Filho recordou que, quando ainda era deputado federal, destinou recursos para melhorar o sistema de abastecimento de água de Tatuamunha, mas lembrou que a região cresceu muito nos últimos anos e que, por isso, novos investimentos precisam ser feitos. "Essa obra que estamos autorizando hoje aqui vai resolver definitivamente o abastecimento de água do povoado de Tatuamunha e das comunidades circunvizinhas", afirmou o governador.

A solenidade foi realizada em Tatuamunha, onde a ETA será instalada. As obras estão orçadas em R$ 769.366,48. Os recursos são da Casal. O investimento contempla a construção de câmara de carga, filtros descendentes e ascendentes (de pedregulhos), três reservatórios, sendo um para lavagem de filtros e dois para abastecimento (20 mil litros cada), além de melhorias da parte física.

Atualmente, o abastecimento é feito pelo município, mas de forma insuficiente. Após a conclusão da obra, a ETA vai atender uma população estimada em 5 mil pessoas por um período de 20 anos, tanto em Tatuamunha, quanto nos povoados vizinhos de Lages e Palmeira.

 Assinatura da Ordem de Serviço para obras de reforma da Estação de Tratamento de Água ETA de Porto de Pedras (Foto: Márcio Ferreira)

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, afirmou que a obra será um marco para o município e é muito aguardada pela população. "Trata-se de uma reivindicação antiga de toda essa comunidade. Pra quem não sabe, foi o governador que destinou, ainda quando era deputado federal, os primeiros recursos para que essa obra se concretizasse e hoje ele está dando o pontapé final para que seja expandida e concluída", afirmou o prefeito.

 Assinatura da Ordem de Serviço para obras de reforma da Estação de Tratamento de Água ETA de Porto de Pedras (Foto: Márcio Ferreira)

A capacidade de produção da unidade será de quase 32 mil litros de água por hora (ou 31,75m³/h). "O prazo de execução dessa obra é de seis meses. Ao final, esperamos entregar uma estação de tratamento moderna, com todo um sistema completo: redes e ligações domiciliares, de forma que será uma grande transformação na qualidade e na oferta de água aqui nessa região", informou o diretor-presidente da Casal.

Esgotamento

Renan Filho garantiu que o Governo do Estado vai priorizar os investimentos em esgotamento sanitário para todo o Litoral Norte de Alagoas.

 Assinatura da Ordem de Serviço para obras de reforma da Estação de Tratamento de Água ETA de Porto de Pedras (Foto: Márcio Ferreira)

"Toda essa região está priorizada no plano de expansão do esgotamento sanitário. Nós viabilizamos os recursos para fazer o saneamento de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. Isso será um grandioso avanço. A Casal vai ter condições de operar com mais propriedade a coleta e a destinação final do esgoto nessa região. Esse será o passo mais importante para a consolidação do turismo em todo o Norte de Alagoas, ao lado do aeroporto de Maragogi", disse o governador.

 Assinatura da Ordem de Serviço para obras de reforma da Estação de Tratamento de Água ETA de Porto de Pedras (Foto: Márcio Ferreira)

Após a solenidade em Tatuamunha, Renan Filho seguiu a Porto Calvo. Acompanhado pelo prefeito do município, David Pedrosa, ele visitou as obras do Hospital Regional do Norte, que está em fase final de construção, com 88,5% dos serviços executados. Acompanharam o governador nas atividades em Porto de Pedras e Porto Calvo o senador Renan Calheiros, o deputado federal Isnaldo Bulhões e prefeitos de municípios da região Norte do Estado.

 

A grota Belo Monte, localizada no bairro Jacintinho, é mais uma das comunidades de Maceió a receber melhorias de mobilidade urbana por meio do programa Vida Nova nas Grotas. O resultado será entregue à população pelas mãos do governador Renan Filho e do secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, no próximo sábado (18), às 10h.

Os cerca de 800 moradores foram contemplados com mais de 500 metros de escadarias, 280 metros de corrimão e 110 metros de canaleta, além de 80 metros de meio fio e 270 metros quadrados de passeio. O valor investido na comunidade foi da ordem de R$ 626 mil em recursos próprios do Estado de Alagoas.

O programa, que é um sucesso de reconhecimento internacional, já está presente em 54 grotas de Maceió.

Serviço

Inauguração das obras do programa Vida Nova nas Grotas na Grota Belo Monte

Data: 18 de janeiro

Horário: 10h

Local: Rua Belo Monte – Jacintinho

(Ao lado da Panificação Albuquerque)